Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

resmungo

resmungoresmungo | n. m.
1ª pess. sing. pres. ind. de resmungarresmungar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

res·mun·go res·mun·go


(derivação regressiva de resmungar)
nome masculino

Acto de resmungar.


res·mun·gar res·mun·gar

- ConjugarConjugar

(latim *remussicare, alteração de remussitare, de mussito, -are, guardar silêncio, dizer baixo, murmurar, suportar em silêncio)
verbo transitivo

1. Dizer algo entre dentes e com rabugice (ex.: resmungou umas frases, mas não percebi nada).

verbo intransitivo

2. Dar sinais de descontentamento, dizendo coisas desagradáveis em voz baixa (ex.: depois da discussão, ficou a resmungar).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "resmungo" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

O irmão respondeu com um resmungo , até que lhe

Em Inatingivel

De todo o modo, celebra a ciência e o seu resmungo é contente, ansioso como se estivesse prestes a passar a linha da meta e...

Em a peida é um regalo ... do nariz a gente trata

resmungo de maior o que aí vem – ou devém..

Em daniel abrunheiro

...bom-dia que ela tinha dado ao passar e ele repetiu, foi respondido com o resmungo vago e desinteressado que não encoraja familiaridades, houve um alívio quando se foram sentar...

Em TEMPO CONTADO

Não resmungo sobre esses anos malqueimados..

Em daniel abrunheiro
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Consultando um site estrangeiro sobre bandeiras e numa tradução apressada encontrei vixiologia como a palavra para o estudo das mesmas. Ora, aparentemente, não existe esta palavra em português. Assim solicito me indiquem qual a palavra correcta.
A palavra correcta para este estudo é vexilologia (a palavra está registada no Dicionário Houaiss e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras).



Escreve-se pôr do sol ou pôr-do-sol? E qual o plural?
Os dicionários e vocabulários de língua portuguesa não são unânimes no que respeita à grafia de pôr do Sol/pôr-do-sol, pois se há uns, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, 2001), que registam a forma hifenizada pôr-do-sol, outros há, como o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (edição brasileira da Editora Objetiva, 2001; edição portuguesa do Círculo de Leitores, 2002), que preferem o registo da locução substantiva pôr do Sol (o Dicionário Houaiss não maiusculiza sol, mas, como se trata do astro propriamente dito, a utilização da maiúscula é necessária). Este último dicionário justifica a preferência pela locução com base no facto de o pôr ser um fenómeno astronómico comum a vários astros e não exclusivo do Sol, e também porque nenhum dicionário regista a correspondente palavra hifenizada nascer-do-sol. Este argumento parece fazer algum sentido, especialmente se considerarmos que construções como do pôr ao nascer do Sol não permitem a utilização do hífen.

Assim sendo, e uma vez que ambas as variantes se encontram registadas em obras lexicográficas de língua portuguesa, poderá optar por qualquer uma das duas formas, não devendo esquecer que num mesmo texto deverá manter a mesma opção, por uma questão de coerência.

O plural deverá ser pores do Sol ou pores-do-sol.

pub

Palavra do dia

er·ra·di·car er·ra·di·car

- ConjugarConjugar

(latim eradico, -are)
verbo transitivo

1. Arrancar pela raiz (ex.: vamos erradicar as plantas doentes). = DESARRAIGAR, EXTIRPAR

2. Fazer desaparecer (ex.: a vacinação erradicou a varíola; refere a necessidade de erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades). = AFASTAR, ELIMINAR, EXCLUIR, EXPULSAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/resmungo [consultado em 17-10-2021]