Significado de renomeie-no-los

    A forma renomeie-no-lospode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de renomearrenomear], [terceira pessoa singular do imperativo de renomearrenomear] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de renomearrenomear].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    renomear1renomear1
    ( re·no·me·ar

    re·no·me·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Dar renome a.

    2. Celebrar.

    etimologiaOrigem:renome + -ear.

    Secção de palavras relacionadas

    renomear2renomear2
    ( re·no·me·ar

    re·no·me·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Nomear de novo.

    2. Dar novo nome (ex.: o município vai renomear vários arruamentos).

    etimologiaOrigem:re- + nomear.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    renomado | adj.

    Que tem fama ou renome....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "renomeie-no-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Ainda ontem tive uma pequena discussão com uma amiga acerca da maneira de como se escreve ou como se diz uma palavra. A palavra em questão é o nome a que se chama ao aquecimento do interior de um carro. Será chofagem ou sofagem, ou ainda outra?


      Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.