PT
BR
Pesquisar
Definições



remitido

A forma remitidoé [masculino singular particípio passado de remitirremitir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
remitirremitir
( re·mi·tir

re·mi·tir

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Perdoar.

2. Dar-se como pago de.

3. Restituir, ceder.

4. Abrandar, diminuir.


verbo intransitivo

5. Ter intervalos ou diminuir de intensidade (doença).

etimologiaOrigem etimológica:latim remitto, -ere, mandar para trás, repelir, reenviar.

iconeConfrontar: reemitir.
remitidoremitido

Auxiliares de tradução

Traduzir "remitido" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



A palavra caravançarai é utilizadíssima por José Saramago, em seu livro O Evangelho segundo Jesus Cristo. É possível entender do que se trata, mas eu gostaria de ter uma explicação mais exata, com informação, inclusive da origem da palavra e não a encontrei em seu dicionário on-line. Poderiam os senhores me encaminhar o verbete?
A palavra caravançarai é forma variante de caravançará, termo de origem persa que significa “estalagem onde se hospedam gratuitamente as caravanas que atravessam regiões desertas”.



Constantemente uso o dicionário on-line Priberam. Hoje tive uma dúvida a respeito da ortografia da palavra superestrutura. No dicionário Aurélio está escrito da forma anteriormente mencionada, no dicionário da Priberam está superstrutura. Gostaria então de através deste, fazer a seguinte pergunta: a ortografia e significado das palavras em Português de Portugal diferem do Português do Brasil?
Não se trata propriamente de uma variação ortográfica, pois não há, em nenhuma das duas normas, determinação ortográfica que impeça uma das duas formas. Trata-se, sim, de uma diferença entre a tradição lexicográfica portuguesa (onde a forma superstrutura é registada e a forma superestrutura mais rara - apesar de registada, por exemplo, no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, ou no Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora) e a tradição lexicográfica brasileira (onde a forma superestrutura é registada e a forma superstrutura quase inexistente - apesar de registada, por exemplo, no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras).