PT
BR
Pesquisar
Definições



refloresçamos

A forma refloresçamospode ser [primeira pessoa plural do imperativo de reflorescerreflorescer] ou [primeira pessoa plural do presente do conjuntivo de reflorescerreflorescer].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
reflorescerreflorescer
|ê| |ê|
( re·flo·res·cer

re·flo·res·cer

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Tornar a florescer, cobrir-se de flores.

2. [Figurado] [Figurado] Reanimar-se.

3. Recuperar a importância perdida.

4. Rejuvenescer.

5. Tornar-se outra vez florescente.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: REFLORIR

etimologiaOrigem etimológica: latim refloresco, -ere, reflorir.
refloresçamosrefloresçamos

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Consultei o dicionário e a área de dúvidas, mas não encontrei a resposta ao que pretendo esclarecer. A minha questão é em relação à expressão tá-se ou tásse. Suponho que esta expressão venha do verbo estar, mas desconheço o tempo verbal ou regra utilizada para chegar à expressão final. Se a forma correcta for tásse, então porque é que se diz dá-se ou vá-se?
A expressão tá-se é actualmente muito usada em situações de registo oral bastante informal. Como tal, não surge registada nas obras de referência como dicionários ou gramáticas. No entanto, a forma correcta para reproduzir na escrita esta expressão deverá ser tá-se, pois trata-se da redução da expressão está-se, provavelmente também redução de está-se bem.



Tenho uma dúvida em relação ao emprego ou não do hífen na palavra dessincronizar. A palavra escrita deste modo lê-se /de-ssin-cro-ni-zar/ e normalmente ouve-se pronunciar /des-sin-cro-ni-zar/. Ou seja, o prefixo des- normalmente não perde a sua autonomia quando pronunciado. Neste caso não se devia também usar o hífen? Ou será que o termo dessincronizado é normalmente mal pronunciado, separando-se os dois ss?
A aglutinação do prefixo des- à palavra seguinte não obriga à pronúncia /s/. Aliás, os poucos dicionários que fazem a transcrição fonética das palavras às quais dão entrada registam /des-sin-cro-ni-zar/ e não /de-ssin-cro-ni-zar/.