PT
BR
Pesquisar
Definições



reflexione

A forma reflexionepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de reflexionarreflexionar], [terceira pessoa singular do imperativo de reflexionarreflexionar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de reflexionarreflexionar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
reflexionarreflexionar
|cs| ou |ss| |cs| ou |ss|
( re·fle·xi·o·nar

re·fle·xi·o·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

1. Fazer reflexões ou considerações sobre (ex.: o seu livro reflexiona sobre o valor da arquitectura contemporânea; ela tinha de reflexionar muito para tomar uma decisão). = PENSAR, REFLECTIR


verbo transitivo

2. Apreciar o mérito ou o valor de (ex.: reflexionou que o seu trabalho seria útil). = AVALIAR

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: PONDERAR

etimologiaOrigem etimológica:latim tardio reflexio, -onis, reflexão + -ar.


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Gostaria de saber se a palavra "prosperação" existe no Dicionário da Língua Portuguesa Brasileira atual.
A palavra prosperação não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, mas tem entrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras. Ainda que essa palavra não tivesse registo em obras lexicográficas, o seu uso não poderia ser condenado, uma vez que se encontra bem formada a partir da aposição do sufixo -ção ao verbo prosperar, seguindo o paradigma de formação de tantas outras palavras na língua portuguesa.