Significado de refervera-se-tas

    A forma refervera-se-taspode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de referverreferver] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de referverreferver].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    referverreferver
    |ê| |ê|
    ( re·fer·ver

    re·fer·ver

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Fazer ferver novamente.

    verbo intransitivo

    2. Tornar a ferver.

    3. Ferver demasiadamente.

    4. [Figurado] [Figurado] Exacerbar-se.

    5. Estar possuído de (alguma paixão).

    6. Agitar-se fortemente, rugir.

    7. Borbulhar, fazer cachão.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    refervente | adj. 2 g.

    Que referve, que ferve muito....


    referver | v. tr. | v. intr.

    Fazer ferver novamente....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "refervera-se-tas" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase "o cão rosnou "entre dentes", escreve-se "entre dentes" ou "entredentes" ou "entre-dentes"? No dicionário da Porto Editora encontrei "entredente" a referir-se a engrenagens dentadas. De resto parece-me que a opção correcta é "entre dentes".


      No vosso conversor para a nova ortografia, e em muitas respostas a dúvidas, utilizam a expressão "português europeu", por oposição a português do Brasil ou português brasileiro. Tenho visto noutros sítios a expressão português luso-africano. Não será mais correcta?