PT
BR
Pesquisar
Definições



refaçais

A forma refaçaisé [segunda pessoa plural do presente do conjuntivo de refazerrefazer].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
refazerrefazer
|ê| |ê|
( re·fa·zer

re·fa·zer

)
Conjugação:irregular.
Particípio:irregular.


verbo transitivo

1. Fazer novamente.

2. Reparar, restaurar, reedificar.

3. Reformar, reorganizar.

4. Emendar, corrigir.

5. Consertar.

6. Restabelecer, dar novo vigor a.

7. Indemnizar.

8. Prover.

9. Ressarcir.

10. Nutrir, alimentar, engordar.


verbo pronominal

11. Ser feito outra vez.

12. Reparar as forças, restabelecer-se, tomar novo vigor.

13. Recuperar-se, ressarcir-se.

etimologiaOrigem etimológica:re- + fazer.

refaçaisrefaçais

Auxiliares de tradução

Traduzir "refaçais" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).