Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
reelegerreeleger | v. tr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

re·e·le·ger |ê| re·e·le·ger |ê| - ConjugarConjugar
(re- + eleger)
verbo transitivo

Eleger de novo.


Ver também dúvida linguística: reedição ou re-edição, com o novo Acordo?.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "reeleger" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


"realocação" de recursos. Pode-se utilizar a palavra entre aspas, mesmo não sendo reconhecida pela maioria dos dicionários?
O substantivo realocação está bem formado, sendo uma nominalização de realocar. Tanto o substantivo realocação quanto o verbo realocar, formado a partir da aposição do prefixo re- ao verbo alocar, são neologismos de uso generalizado, sobretudo na área da economia e da informática, como revelam pesquisas em corpora e em motores de busca da Internet (ex: realocar investimentos; o banco não financiará a realocação de fábricas.).



Será que seguinte frase está correcta? Para dizer-mos a palavra mais adequada, importa dar atenção ao assunto e ao contexto.
Na frase que refere, existe um erro ortográfico na flexão do verbo dizer (pode consultar a conjugação deste verbo clicando na hiperligação conjugar). Trata-se, nessa frase, do infinitivo flexionado (também chamado de infinitivo pessoal) e não da junção do clítico mos ao verbo (como acontece, por exemplo, na frase ele tinha muitos segredos, mas dizer-mos estava fora de questão, equivalente a ele tinha muitos segredos, mas não mos queria dizer), pelo que o uso do hífen está errado nesse caso. A frase correcta seria: Para dizermos a palavra mais adequada, importa dar atenção ao assunto e ao contexto.
pub

Palavra do dia

von·da von·da
(redução de avonda, de avondar, do latim abundo, -are, transbordar, correr em abundância, ser ou ter em abundância)
advérbio

1. [Antigo]   [Antigo]  Muito.

interjeição

2. [Informal, Pouco usado]   [Informal, Pouco usado]  Expressão usada para interromper ou mandar parar uma acção ou para fazer calar. = AVONDA, BASTA, BONDA, CHEGA

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/reeleger [consultado em 28-09-2020]