Significado de recursara-se-nos

    A forma recursara-se-nospode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de recursarrecursar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de recursarrecursar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    recursarrecursar
    ( re·cur·sar

    re·cur·sar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Examinar de novo, examinar maduramente.

    etimologiaOrigem:re- + cursar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    exofítico | adj.

    Que se desenvolve ou está do lado externo de um órgão (ex.: tumor renal exofítico)....


    improvido | adj.

    Que não teve provimento (ex.: apelação improvida; recurso improvido)....


    Que abre um recurso (ex.: ação recursória)....


    recursivo | adj.

    Que se pode repetir até ao infinito....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "recursara-se-nos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho dúvidas quanto ao significado do termo "desalargar" dado pelo dicionário. Não sou nenhum especialista na língua portuguesa, mas penso que desalargar não significa "alargar, tornar mais largo". Para mim, faz mais sentido o oposto, até porque o prefixo deste verbo ("des-"), tanto quanto sei, nega o verbo alargar; ou estou enganado?


      Sou formanda de um curso de qualificação profissional e no âmbito do mesmo tenho aulas de Português. Pelo menos duas vezes, fui confrontada com ensinamentos que não me parecem correctos.
      Primeira: a professora diz-nos que o advérbio de modo raramente é uma palavra esdrúxula. Recordo ainda a voz da minha professora da Escola Secundária, dizendo-nos que todos os advérbios de modo são palavras graves. Não importa de que adjectivo venham, ao transformarem-se em advérbios de modo a sílaba tónica passa a ser “men” (a penúltima) e, portanto, são palavras graves.
      Segunda: esta senhora pôs-nos hoje a completar frases com o presente do conjuntivo de alguns verbos. Uma das frases compreendia a primeira pessoa do plural do verbo conseguir que ela completou com "consígamos" (até o corrector ortográfico do computador discorda!). Esta eu já verifiquei no vosso site (perdoem-me os anglicismos) e efectivamente não vejo acento no i.