PT
BR



    Significado de recebe-vo-lo

    A forma recebe-vo-lopode ser [segunda pessoa singular do imperativo de receberreceber] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de receberreceber].


    verbo transitivo


    verbo intransitivo


    verbo transitivo e intransitivo


    verbo transitivo e pronominal

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "recebe-vo-lo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    atérmico | adj.

    Insensível ou impenetrável ao calor....




    Dúvidas linguísticas


    Recentemente, num grupo de colegas, discutiu-se o termo discretizar. Este termo é frequentemente utilizado por matemáticos (estatísticos) para designar a individualização ("discretização") de uma distribuição contínua em unidades individuais ("discretas"). Não consegui encontrá-lo nos (poucos) dicionários consultados. Será um neologismo?


    Depois de ter consultado várias gramáticas, prontuários e dicionários, não consigo tirar duas dúvidas de conjugações verbais:
    1ª - Está correcto escrever-se "Já passava das duas da manhã quando aquele grupo de jovens se encontraram perto do restaurante."?
    2ª - Está correcto escrever-se "Eles representam diversas correntes de opinião e devem exprimirem-se com liberdade."?
    Não me soa bem e como vem escrito num local que eu pensava estar acima de qualquer suspeita, precisava "desesperadamente"; que me tirassem estas duas dúvidas.