Significado de recear-se-to

    A forma recear-se-topode ser [infinitivo de recearrecear], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de recearrecear], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de recearrecear], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de recearrecear] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de recearrecear].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    recearrecear
    ( re·ce·ar

    re·ce·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Ter medo de, ter receio de.

    2. Temer; suspeitar.

    verbo intransitivo

    3. Ter receio.

    verbo pronominal

    4. Temer-se, assustar-se.

    etimologiaOrigem:talvez de re- + latim celo, -are, esconder, ocultar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "recear-se-to" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    aziago | adj.

    Que é de azar ou o faz recear....


    metuendo | adj.

    Que mete medo (ex.: escuridão metuenda)....


    timorato | adj.

    Que teme errar, que receia ofender, que não se atreve a atuar ou a executar....


    mimético | adj.

    Relativo a mimese ou a mimetismo....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "recear-se-to" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase "o cão rosnou "entre dentes", escreve-se "entre dentes" ou "entredentes" ou "entre-dentes"? No dicionário da Porto Editora encontrei "entredente" a referir-se a engrenagens dentadas. De resto parece-me que a opção correcta é "entre dentes".


      Como posso acrescentar "-o" aos verbos fazer, ter ou trazer na 2ª pessoa do presente do indicativo e imperativo? Para o verbo ter costumo usar "tens-no" mas pelo que li aqui devia ser "tens-lo". Também tenho dúvida na 2ª pessoa do imperativo, pois devia ser "tem-o". Costumo usar "tem-no". O verbo fazer não costumo usar no presente, mas gostaria de saber se é "faze-lo" e confirmar que se diz "fá-lo" no imperativo.