Significado de rebolque-se-to

    A forma rebolque-se-topode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de rebolcarrebolcar], [terceira pessoa singular do imperativo de rebolcarrebolcar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de rebolcarrebolcar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    rebolcarrebolcar
    ( re·bol·car

    re·bol·car

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Fazer rebolar.

    2. Fazer mover como uma bola.

    3. Precipitar de alto.

    verbo pronominal

    4. Rebolar-se.

    5. Chafurdar.

    etimologiaOrigem:latim vulgar *revolvicare, do latim revolvo, -ere, rolar para trás, enrolar, desenrolar, recordar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    rebolco | n. m.

    Ato de rebolcar ou rebolcar-se....


    rebolcar | v. tr. | v. pron.

    Fazer rebolar....


    revolcar | v. tr.

    O mesmo que rebolcar....


    rebolquear | v. pron.

    Rebolar-se no chão, um animal, geralmente para se livrar do laço....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "rebolque-se-to" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Procuro uma palavra que poderá significar "capacidade de difundir" a que chamei difusividade, termo que me advém do inglês difusivity. Não encontrei qualquer entrada no dicionário, nem nas perguntas frequentes.


      Utilizo com frequência a expressão aqui à beira ou à beira de. Por vezes corrigem-me dizendo que esta forma não é correcta e que deveria utilizar perto de, junto a, ao pé de, etc. Para mim sempre foram sinónimos, mas gostaria de saber se há algum fundamento para essas correcções.