Significado de realojem-se-nos

    A forma realojem-se-nospode ser [terceira pessoa plural do imperativo de realojarrealojar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de realojarrealojar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    realojarrealojar
    ( re·a·lo·jar

    re·a·lo·jar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    1. Voltar a alojar ou a alojar-se.

    2. Alojar ou alojar-se noutro local.

    etimologiaOrigem:re- + alojar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "realojem-se-nos" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    realojar | v. tr. e pron.

    Voltar a alojar ou a alojar-se....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "realojem-se-nos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Agradecia que me dessem a vossa opinião quanto à classificação sintáctica da oração e não sei quem é que se encontra nos seguintes versos pessoanos: "É curioso que toda a vida do indivíduo que ali mora, e não sei quem é, atrai-me só por essa luz visitada de longe".