Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

racionalizar

racionalizarracionalizar | v. tr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ra·ci·o·na·li·zar ra·ci·o·na·li·zar

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

Tornar racional ou reflexivo.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "racionalizar" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

O texto busca racionalizar as definições de outorga planejada e independente, mas deixando patente que ambas figuram como...

Em Caderno B

Para racionalizar a decisão do capitão de não desviar, os investigadores notaram que Arminger era conhecido...

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

Fundo Monetário diz que Portugal precisa de racionalizar a despesa, num contexto de envelhecimento, e recomenda alterações..

Em www.ultraperiferias.pt

Alimentos que mais aumentaram desde o início do ano Produto Taxa de crescimento Óleo alimentar 46% Farinha para bolos 43% Frango 35% Salmão 33% Peru bife 26% Bolacha Maria 25% Porco lombo 24% Ovos 22% Manetiga 21% Carne 15,7% Peixe 15,8% Os portugueses estão a comer o dobro do recomendado e de forma mais desequilibrada…

Em alcatruz

...Wai é um daqueles cineastas que sabe que nenhum significado pode esgotar, muito menos racionalizar , a vibração de um instante, por mais efémera ou indiferente que a sua...

Em sound + vision
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber o porque se usa tanto apartir de ou concerteza sendo que o correto é a partir de e com certeza ?
Este fenómeno acontece frequentemente com locuções muito usuais em que os utilizadores da língua têm dificuldades em identificar as fronteiras das palavras, o que tem como consequência erros ortográficos como apartir de (em vez de a partir de), concerteza (em vez de com certeza) ou derrepente (em vez de de repente).



A utilização de aspas dentro de aspas é correta, como quando, por exemplo, se realça uma palavra dentro de uma citação, ou se cita algo dentro de outra citação? Exemplo: "Nos casos do art. 41 há referência aos "casos expressos em lei" (palavras realçadas). Um deles está bem perto, que é o do art. 42, § 1.º" (fim de citação). Outras dúvidas relacionadas: O que fazer quando a palavra realçada for a última da citação, fazendo com que as aspas de uma e outra coincidam? Utilizam-se uma ou duas aspas no final da frase? Exemplo: "Nos casos do art. 41 há referência aos "casos expressos em lei". ou "Nos casos do art. 41 há referência aos "casos expressos em lei"". As aspas vêm antes ou depois do ponto final numa citação? Exemplo: "Eu adoro chocolate". ou "Eu adoro chocolate."
Nos exemplos citados, as aspas estão a ser usadas para identificar uma citação e para destacar uma parte do texto. Estes são dois usos possíveis para as aspas, mas o seu emprego simultâneo pode gerar confusão no leitor, que poderá considerar que se trata de uma citação dentro de uma citação. Por este motivo, para tornar mais claro um destaque dentro de uma citação, será aconselhável recorrer a outra maneira de dar destaque gráfico, como o itálico (ex.: "Nos casos do art. 41 há referência aos casos expressos em lei"), o sublinhado (ex.: "Nos casos do art. 41 há referência aos casos expressos em lei"), o negro (ex.: "Nos casos do art. 41 há referência aos casos expressos em lei") ou a combinação de dois ou mais destes destaques gráficos (ex.: "Nos casos do art. 41 há referência aos casos expressos em lei").

Não é, no entanto, incorrecta a utilização de aspas dentro de aspas, devendo haver o cuidado de fechar cada um dos conjuntos de aspas, mesmo que isso origine sinais repetidos (ex.: "Nos casos do art. 41 há referência aos "casos expressos em lei""); nestes casos, poderá optar pelo uso de aspas diferentes (ex.: "Nos casos do art. 41 há referência aos «casos expressos em lei»").


pub

Palavra do dia

so·la·ri·e·go |ê|so·la·ri·e·go |ê|


(espanhol solariego)
adjectivo
adjetivo

1. Relativo a solar ou casa nobre.

adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

2. [Antigo]   [Antigo]  Que ou quem é proprietário ou habitante de um solar.


SinónimoSinônimo Geral: SOLARENGO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/racionalizar [consultado em 29-09-2022]