PT
BR
Pesquisar
Definições



proscrevi

A forma proscrevié [primeira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de proscreverproscrever].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
proscreverproscrever
|ê| |ê|
( pros·cre·ver

pros·cre·ver

)
Conjugação:regular.
Particípio:irregular.


verbo transitivo

1. Condenar sem formalidades judiciais, banir.

2. Perseguir (em tempo de guerra civil ou agitação política).

3. Riscar de uma lista, expulsar.

4. Abolir, extinguir, derribar.

5. Proibir, desterrar.

etimologiaOrigem etimológica:latim proscribo, -ere, anunciar por escrito, publicar, confiscar.
Confrontar: prescrever.

Auxiliares de tradução

Traduzir "proscrevi" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.



Deve-se dizer biopsar ou biopsiar?
Nenhuma das formas (biopsiar ou biopsar) se encontra registada nesta data em dicionários ou vocabulários. No entanto, a julgar pelas ocorrências na Internet, a mais frequente é biopsiar, que é também a que se encontra correctamente formada (da junção da raiz de biopsia com o sufixo -ar), seguindo o paradigma de outros verbos como acariciar (a- + carícia + -ar), amaciar (a- + macio + -ar), auxiliar (auxílio + -ar), premiar (prémio + -ar), penitenciar (penitência + -ar) ou odiar (ódio + -ar).