PT
BR
Pesquisar
Definições



prolixamente

A forma prolixamentepode ser [derivação de prolixoprolixo] ou [advérbio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
prolixamenteprolixamente
( pro·li·xa·men·te

pro·li·xa·men·te

)


advérbio

De modo prolixo.

etimologiaOrigem etimológica:prolixo + -mente.
prolixoprolixo
|cs| |cs|
( pro·li·xo

pro·li·xo

)


adjectivoadjetivo

1. Que usa demasiadas palavras (ex.: autora prolixa). = DIFUSO, PALAVROSO, VERBOSOCONCISO, LACÓNICO, RESUMIDO, SINTÉTICO, SUCINTO

2. Excessivamente longo (ex.: discurso prolixo).BREVE, CURTO

3. Que cansa ou entedia (ex.: a peça era longa e prolixa). = ENFADONHO, FASTIDIOSO

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: PROLUXO

etimologiaOrigem etimológica:latim prolixus, -a, -um, alongado.

Auxiliares de tradução

Traduzir "prolixamente" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).




Pergunta-se: Desculpe esse lugar é livre? ou está livre? Diz-se: O exercício é correcto ou está correcto?
Nas frases apontadas, aparentemente, deverá utilizar o verbo estar, pois trata-se, em ambos os casos, de uma qualidade ou estado não definitivo (ex.: esse lugar está livre, mas estará ocupado daqui a pouco; o exercício agora está certo, mas estava errado antes da correcção).

Num contexto específico, o primeiro exemplo poderá estar correcto com o verbo ser (ex.: esse lugar é livre [= não é um lugar reservado a ninguém] e poderá ser ocupado por qualquer pessoa).