PT
BR
Pesquisar
Definições



prognóstico

Será que queria dizer prognostico?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
prognósticoprognóstico
( prog·nós·ti·co

prog·nós·ti·co

)


adjectivoadjetivo

1. Que faz previsão ou conjectura.

2. Sentencioso, doutoral, pedante.

3. Relativo a prognose.

4. Diz-se da pessoa que em tudo fala e se intromete. = ESPEVITADO, PRESUNÇOSO, PETULANTE, SENTENCIOSO


nome masculino

5. Previsão do que há-de suceder. = CONJECTURA

6. [Medicina] [Medicina] Opinião do médico sobre o curso e duração da doença.

7. [Astrologia] [Astrologia] O mesmo que horóscopo.

etimologiaOrigem etimológica:latim prognosticus, -a, -um.

Auxiliares de tradução

Traduzir "prognóstico" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas


Morfologicamente, como classificamos a expressão "cerca de"?
A expressão cerca de é composta pelo (pouco usado) advérbio cerca seguido da preposição de, sequência (advérbio + preposição) que, segundo a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, 14.ª ed., p. 541) faz dela uma locução prepositiva, isto é, uma locução que tem a função de uma preposição. Esta locução é assim classificada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, um dos raros dicionários que classificam as locuções; no entanto, em alguns contextos, esta locução tem um comportamento que a aproxima mais de um advérbio do que de uma preposição (ex.: esperei cerca de 30 minutos = esperei aproximadamente 30 minutos), pelo que nestes casos, deveria ser considerada uma locução adverbial.



Poderiam por favor dizer-me qual o feminino de indivíduo?
A palavra indivíduo pode corresponder a um substantivo masculino (ex.: o indivíduo suspeito foi detido pela polícia) ou a um adjectivo (ex.: este é um património indivíduo).

O substantivo aparece sempre registado nos dicionários como masculino, não havendo registo de feminino mesmo em dicionários que registam na cabeça do verbete a forma feminina, como é o caso do Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa. Com esta classificação, a forma feminina indivídua surge apenas em contextos informais, normalmente com valor pejorativo.

O adjectivo indivíduo, com o significado de “que não está dividido”, sinónimo de indiviso ou de uno, tem como flexão feminina a forma regular indivídua (ex.: os bens eram de propriedade indivídua; a Divina Trindade tem uma natureza indivídua), flexão que tem origem já no adjectivo latino individuus, individua, individuum que lhe deu origem.