PT
BR
Pesquisar
Definições



preconceituoso

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
preconceituosopreconceituoso
|u-ô| |u-ô|
( pre·con·cei·tu·o·so

pre·con·cei·tu·o·so

)


adjectivoadjetivo

1. Que contém preconceito.IMPARCIAL


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

2. Que ou quem tem muitos preconceitos ou age baseado em preconceitos.

vistoPlural: preconceituosos |ó|.
etimologiaOrigem etimológica:preconceito + -uoso.
iconPlural: preconceituosos |ó|.

Auxiliares de tradução

Traduzir "preconceituoso" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.