Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

porque

porqueporque | conj. | adv. interr.
porpor | prep.
Será que queria dizer porquê?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

por·que por·que


(por + que)
conjunção

1. Por motivo de; em razão de (ex.: estavam cansados porque caminharam muito; ele já deve ter saído, porque ouvi o motor de um carro).

advérbio interrogativo

2. [Portugal]   [Portugal]  Usa-se para questionar a causa de algo (ex.: porque fizeste isso? perguntei porque tinhas feito aquilo).

Nota: No português do Brasil, como advérbio interrogativo, é usada a locução "por que".
Confrontar: porquê.


Ver também resposta à dúvida: porque / por que, porquê / por quê.

por por


preposição

1. Designativa de várias relações: modo (ex.: por força), causa (ex.: por doença), meio (ex.: por terra ou por água), tempo (ex.: por um ano), etc.


por que
Introduz frases relativas com verbos regidos pela preposição por seguida do pronome relativo que (ex.: o caminho por que seguiram era íngreme).

[Brasil]   [Brasil]  Usa-se para questionar a causa de algo (ex.: por que você fez isso? perguntei por que você tinha feito aquilo). [Nota: no português de Portugal, escreve-se aglutinadamente: porque.]

por quê
[Brasil]   [Brasil]  Por que razão (ex.: você ficou furioso por quê? você ficou zangado, mas não percebo por quê). [Nota: no português de Portugal, escreve-se aglutinadamente: porquê.]

Confrontar: pôr.

Ver também resposta à dúvida: porque / por que, porquê / por quê.
pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Ficamos surpreendidos com o comunicado da UFO porque lavbra em dois equívicos..

Em Not

...da Silva Lima, disse que já pediu à Justiça a prisão domiciliar da advogada, porque ela tem um filho menor com problemas de saúde

Em Caderno B

Isso é muito importante porque você reestrutura as carreiras..

Em Caderno B

A feira foi suspensa no fim da tarde de quarta-feira (10) porque um telhado caiu sobre um avião em razão de ventos fortes em São Paulo..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

O IPVA tem comportamento sazonal e o ápice arrecadatório ocorre em janeiro, porque parte da população não opta por parcelamentos..

Em Caderno B
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como se escreve: quere-la ou querêla?
As grafias quere-la, querê-la e querela são formas parónimas, isto é, formas diferentes com grafia e som semelhantes.

As formas quere-la e querê-la correspondem a formas verbais do verbo querer seguidas do clítico a, na forma -la (o pronome clítico -a assume a forma -la quando a forma verbal que o precede termina em -r, -s ou -z); quere-la pode transcrever-se foneticamente ['k3rilá] e corresponde à segunda pessoa do presente do indicativo (ex.: tu queres a sopa? = quere-la?), enquanto querê-la pode transcrever-se foneticamente [ki'relá] e corresponde ao infinitivo (ex.: para alcançares alguma coisa, tens de querê-la muito).

A grafia querela pode transcrever-se foneticamente [ki'r3lá] e corresponde a um substantivo feminino, cujo significado poderá consultar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

pub

Palavra do dia

mi·o·clo·ni·a mi·o·clo·ni·a


(mio- + grego klónos, -ou, movimento confuso, agitação + -ia)
nome feminino

[Medicina]   [Medicina]  Contracção muscular rápida e involuntária de um ou de vários músculos, geralmente repetida com intervalos variáveis. = MIOCLONISMO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/porque [consultado em 13-08-2022]