PT
BR
Pesquisar
Definições



porque

Será que queria dizer Porquê?

A forma porquepode ser[advérbio interrogativo], [conjunção] ou [preposição].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
porqueporque
( por·que

por·que

)


conjunção

1. Por motivo de; em razão de (ex.: estavam cansados porque caminharam muito; ele já deve ter saído, porque ouvi o motor de um carro).


advérbio interrogativo

2. [Portugal] [Portugal] Usa-se para questionar a causa de algo (ex.: porque fizeste isso? perguntei porque tinhas feito aquilo).

etimologiaOrigem etimológica:por + que.

iconeNota: No português do Brasil, como advérbio interrogativo, é usada a locução "por que".
Confrontar: porquê.
Ver também resposta à dúvida: porque / por que, porquê / por quê.
porpor


preposição

1. Designativa de várias relações: modo (ex.: por força), causa (ex.: por doença), meio (ex.: por terra ou por água), tempo (ex.: por um ano), etc.


por que

Introduz frases relativas com verbos regidos pela preposição por seguida do pronome relativo que (ex.: o caminho por que seguiram era íngreme).

[Brasil] [Brasil] Usa-se para questionar a causa de algo (ex.: por que você fez isso? perguntei por que você tinha feito aquilo). [Nota: no português de Portugal, escreve-se aglutinadamente: "porque".]

por quê

[Brasil] [Brasil] Por que razão (ex.: você ficou furioso por quê? você ficou zangado, mas não percebo por quê). [Nota: no português de Portugal, escreve-se aglutinadamente: "porquê".]

iconeConfrontar: pôr.
Ver também resposta à dúvida: porque / por que, porquê / por quê.
porqueporque

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual é o adjectivo de pedra.
Poderá utilizar como adjectivo relativo a pedra ou com características de pedra a palavra pétreo ou, menos usadas, as palavras petroso ou sáxeo.



Conhecem a existência de algum documento que possua informação sobre a frequência de ocorrência de palavras portuguesas?
Os resultados do projecto Léxico Multifuncional Computorizado do Português Contemporâneo estão disponíveis no site do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Aí poderá ter acesso a um léxico de frequências de 26443 vocábulos baseado na análise de corpora.