PT
BR
Pesquisar
Definições



pista

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pistapista
( pis·ta

pis·ta

)
Imagem

Lugar próprio para competições de atletismo, automobilismo, ciclismo, corridas de cavalos, etc.


nome feminino

1. Rasto dos animais no solo.

2. Vestígio, pegada.

3. Sinal ou indício de algo.

4. Lugar próprio para competições de atletismo, automobilismo, ciclismo, corridas de cavalos, etc.Imagem

5. Lugar onde se efectuam exercícios de equitação. = PICADEIRO

6. Divisão de uma piscina, demarcada longitudinalmente por bóias, usada para a prática de natação.Imagem

7. Superfície de descolagem e aterragem, nos aeroportos.Imagem

8. Parte do hipódromo ou do circo onde correm os cavalos.

9. Pavimento para patinar, bailar.

10. Encalço; procura.


pista de rolamento

[Brasil] [Brasil] Parte de uma estrada que se destina ao trânsito de veículos. (Equivalente no português de Portugal: faixa de rodagem.)

pista sonora

[Cinema, Televisão] [Cinema, Televisão]  Parte da secção de um filme que serve para o registo e a reprodução dos sons. = BANDA SONORA

etimologiaOrigem etimológica: italiano pista.
pistapista

Auxiliares de tradução

Traduzir "pista" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Ouve-se em certos telejornais expressões como a cujo ou em cujo; contudo gostaria de saber se gramaticalmente a palavra cujo pode ser antecedida de preposição.
O uso do pronome relativo cujo, equivalente à expressão do qual, pode ser antecedido de preposição em contextos que o justifiquem, nomeadamente quando a regência de alguma palavra ou locução a tal obrigue. Nas frases abaixo podemos verificar que o pronome está correctamente empregue antecedido de várias preposições (e não apenas a ou em) seleccionadas por determinadas palavras (nos exemplos de 1 e 2) ou na construção de adjuntos adverbiais (nos exemplos de 3 e 4):

1) O aluno faltou a alguns exames. O aluno reprovou nas disciplinas a cujo exame faltou. (=O aluno reprovou nas disciplinas ao exame das quais faltou);
2) Não haverá recurso da decisão. Os casos serão julgados pelo tribunal, de cuja decisão não haverá recurso. (=Os casos serão julgados pelo tribunal, dadecisão do qual não haverá recurso);
4) Houve danos em algumas casas. Os moradores em cujas casas houve danos foram indemnizados. (=Os moradores nas casas dos quais houve danos foram indemnizados);
5) Exige-se grande responsabilidade para o exercício desta profissão. Esta é uma profissão para cujo exercício se exige grande responsabilidade. (=Esta é uma profissão para o exercício da qual se exige grande responsabilidade).




Tenho uma dúvida em relação ao emprego ou não do hífen na palavra dessincronizar. A palavra escrita deste modo lê-se /de-ssin-cro-ni-zar/ e normalmente ouve-se pronunciar /des-sin-cro-ni-zar/. Ou seja, o prefixo des- normalmente não perde a sua autonomia quando pronunciado. Neste caso não se devia também usar o hífen? Ou será que o termo dessincronizado é normalmente mal pronunciado, separando-se os dois ss?
A aglutinação do prefixo des- à palavra seguinte não obriga à pronúncia /s/. Aliás, os poucos dicionários que fazem a transcrição fonética das palavras às quais dão entrada registam /des-sin-cro-ni-zar/ e não /de-ssin-cro-ni-zar/.