PT
BR
Pesquisar
Definições



pirosão

A forma pirosãopode ser [derivação masculino singular de pirosopiroso] ou [adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pirosãopirosão
( pi·ro·são

pi·ro·são

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

[Portugal, Informal] [Portugal, Informal] Que ou o que é muito piroso (ex.: que saia pirosona; ele é um pirosão).

vistoFeminino: pirosona.
etimologiaOrigem etimológica:piroso + -ão.
iconFeminino: pirosona.
pirosopiroso
|rô| |rô|
( pi·ro·so

pi·ro·so

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

[Portugal, Informal, Depreciativo] [Portugal, Informal, Depreciativo] Que ou quem revela falta de qualidade, de requinte, de bom gosto (ex.: que sapatos tão pirosos; aquela pirosa ficou com o lugar). [Equivalente no português do Brasil: cafona.] = FATELA, PAROLO, PINDÉRICO, SALOIO

vistoPlural: pirosos |ó|.
etimologiaOrigem etimológica:pir[es] + -oso.
iconPlural: pirosos |ó|.

Anagramas



Dúvidas linguísticas


Gostaria que me esclarecessem a seguinte dúvida. A utilização do prefixo met- associado à palavra hemoglobina deve escrever-se: - methemoglobina - metemoglobina - metahemoglobina - outra sugestão?
A grafia correcta é metemoglobina (a par de metaemoglobina e meta-hemoglobina), como poderá verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.
Sobre a grafia de palavras com este prefixo, por favor consulte a resposta meta-.




Tenho ouvido pronunciar a palavra taquicardia de duas maneiras diferentes e há muito que tenho esta dúvida. Como a devo pronunciar? Acentuando a última sílaba -ía, ou a penúltima -árdia?
A palavra taquicardia é uma palavra grave, isto é, tem o acento de intensidade na pronúncia da penúltima sílaba -di- (-a é a última sílaba), preconizado pelo étimo grego kardía (“coração”). Não havendo um acento gráfico que indique o contrário ou outro contexto que justifique acentuação de intensidade diferente, a palavra segue a regra de acentuação mais geral em português que torna grave a esmagadora maioria das palavras. A pronúncia desta palavra com acento de intensidade na antepenúltima sílaba (-car-) é incorrecta e desaconselhada; se esta palavra fosse esdrúxula, teria de apresentar acento gráfico (*taquicárdia; o asterisco indica incorrecção ortográfica), como todas as palavras esdrúxulas do português (ex.: fábrica, férreo, ínsula, vómito, súbdito).