PT
BR
Pesquisar
Definições



pirexia

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pirexiapirexia
|cs| |cs|
( pi·re·xi·a

pi·re·xi·a

)


nome feminino

1. Estado patológico caracterizado por aumento da temperatura do corpo. = FEBRE

2. Estado febril.

etimologiaOrigem etimológica:latim científico pyrexia, do grego *purexis, de puréssô, -ein, ter febre, estar febril.

Auxiliares de tradução

Traduzir "pirexia" para: Espanhol Francês Inglês

Palavras vizinhas

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Ao fazer a pesquisa do termo prescindir, observei que constava como verbo intransitivo. Pesquisei, no entanto, no dicionário Aurélio e constava como verbo transitivo. Gostaria de alertar para esse possível erro.
Apesar de, actualmente, o verbo prescindir dever ser considerado um verbo transitivo indirecto, como faz o Aurélio, a classificação mais tradicional em dicionários portugueses (diferentemente de dicionários brasileiros como o Aurélio ou o Houaiss) é classificar verbos com regência de proposições que não sejam a (como "entregar a") como intransitivos (como é o caso de "prescindir de"). Em casos semelhantes, é normal encontrar discrepâncias entre dicionários portugueses e brasileiros, sendo a classificação dos segundos geralmente mais rigorosa.



A minha dúvida é como se escreve correctamente esquece e comece, o c é com cedilha ou sem cedilha?
Como pode verificar no capítulo Sinais ortográficos da Gramática do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a cedilha apenas se coloca sob o c antes das vogais a, o ou u e nunca antes de e ou i. De acordo com esta regra, as formas correctas são esquece e comece.