Significado de pinoteava-se-tas

    A forma pinoteava-se-taspode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de pinotearpinotear] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de pinotearpinotear].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    pinotearpinotear
    ( pi·no·te·ar

    pi·no·te·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    Dar pinotes.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    corcovar | v. tr. e pron. | v. intr.

    Dar ou ganhar forma arqueada; tornar ou ficar encurvado (ex.: corcovar as costas; corcovaram-se para dormir)....


    upar | v. intr. | v. tr. e intr.

    Saltar, uma cavalgadura, arqueando o dorso; dar upas (ex.: a égua upava)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "pinoteava-se-tas" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Ao utilizar a locução "bem como" num período longo, a vírgula virá antes ou depois da locução? Ela dá a idéia de uma pausa sonora no período?


      Gostaria de saber se também é correcto escrever ouro ou louro. Normalmente utilizo, tanto na escrita como na fala, o ditongo oi, ou seja, loiro ou oiro. Não sei se estou certa, mas penso que o ditongo [ow] corresponde a um sistema linguístico mais antigo, que hoje em dia já não é muito utilizado.