PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

vivência

comezinho | adj.

Que é banal, comum ou sem pretensões (ex.: vivência comezinha; hábitos comezinhos)....


deboche | n. m.

Vivência desregrada, dedicada sobretudo aos prazeres do sexo, da comida e da bebida....


Teoria que se baseia na experiência da vivência de cada um, diminuindo a importância do papel da racionalidade....


vivência | n. f.

Processo ou manifestação de estar vivo....


Processo pelo qual um indivíduo transfere ou projecta vivências ou sentimentos em relação a indivíduos da sua vida privada para outros, como o que acontece entre o paciente e o seu psicoterapeuta....


nómada | adj. 2 g. n. 2 g. | adj. 2 g.

Que não tem assento fixo (ex.: vivência nómada)....


inexperiente | adj. 2 g. n. 2 g.

Que ou o que não tem grande conhecimento ou vivência do mundo....


escaldadela | n. f.

Lição aprendida ou conhecimento adquirido a partir de vivência geralmente penosa....


marulhoso | adj.

Que está agitado, inquieto (ex.: vivência marulhosa)....


destribalizar | v. tr. e pron.

Retirar ou sair de vivência em tribo....


vivenciar | v. tr.

Sentir ou experimentar (algum acontecimento ou situação) com intensidade....


devassidão | n. f.

Vivência desregrada, dedicada sobretudo aos prazeres do sexo, da comida e da bebida....


libertinagem | n. f.

Vivência desregrada, dedicada sobretudo aos prazeres do sexo, da comida e da bebida....


saturnal | adj. 2 g. | n. f. | n. f. pl.

Vivência desregrada, dedicada sobretudo aos prazeres do sexo, da comida e da bebida....


vivencial | adj. 2 g.

Relativo a vivência....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.




Qual a maneira correcta de escrever o nome da freguesia alentejana Évoramonte, Evoramonte, Évora Monte, Évora-Monte? Não encontro consenso...
A grafia correcta desta povoação alentejana deverá ser Évora Monte, segundo as principais obras de referência, nomeadamente o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra: Editora Coimbra, 1966) ou o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Lisboa: Livros Horizonte, 2003). Do ponto de vista oficial, também é a forma Évora Monte que consta no Sistema de Informação e Gestão do Recenseamento Eleitoral, da Direcção Geral da Administração Interna e na lista de freguesias publicada pelo STAPE em 2005.

No Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, José Pedro Machado refere que o nome da povoação “está por Évora do monte ou Évora a do monte” e apresenta-nos uma abonação do que deverá ser a mais antiga ocorrência conhecida deste topónimo: Euoramonti (ocorre em 1271, na Chancelaria de D. Afonso III), o que, de alguma forma, poderá explicar a forma Evoramonte, que é desaconselhável. Esta forma é, no entanto, bastante frequente, provavelmente também por analogia com outros topónimos em que a palavra monte se aglutinou com outras palavras, como Belmonte, Vaiamonte ou Videmonte.

A grafia Évora-Monte é de evitar e a forma Évoramonte é claramente violadora das regras ortográficas do português, uma vez que as palavras em português só podem ser graficamente acentuadas numa das três últimas sílabas.


Ver todas