PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

rinocriptídeo

gruneiro | n. m.

Ave passeriforme (Scytalopus diamantinensis) da família dos rinocriptídeos, endémica da Chapada Diamantina, no estado brasileiro da Baía....


tapaculo | n. m.

Designação dada a várias aves passeriformes da família dos rinocriptídeos, em especial do género Scytalopus, encontradas na América do Sul e na América Central....


Ave passeriforme (Scytalopus diamantinensis) da família dos rinocriptídeos, endémica da Chapada Diamantina, no estado brasileiro da Baía....


macuquinho | n. m.

Designação dada a duas espécies de aves passeriformes da família dos rinocriptídeos, do género Eleoscytalopus....


rinocriptídeo | adj. | n. m. | n. m. pl.

Relativo aos rinocriptídeos....


Ave passeriforme (Scytalopus gettyae) da família dos rinocriptídeos....


Ave passeriforme (Scytalopus perijanus) da família dos rinocriptídeos....


Ave passeriforme (Scytalopus chocoensis) da família dos rinocriptídeos....


Ave passeriforme (Scytalopus bolivianus) da família dos rinocriptídeos....


Ave passeriforme (Scytalopus schulenbergi) da família dos rinocriptídeos....


Ave passeriforme (Scytalopus pachecoi) da família dos rinocriptídeos....


Ave passeriforme (Scytalopus magellanicus) da família dos rinocriptídeos....


Ave passeriforme (Acropternis orthonyx) da família dos rinocriptídeos....


Ave passeriforme (Scytalopus macropus) da família dos rinocriptídeos....


Ave passeriforme (Scytalopus micropterus) da família dos rinocriptídeos....


Ave passeriforme (Scytalopus parvirostris) da família dos rinocriptídeos....


Ave passeriforme (Eleoscytalopus psychopompus) da família dos rinocriptídeos....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se esta sentença está correta: Há um tempo atrás.
Se a dúvida se relacionar com o uso de atrás com o verbo haver a indicar tempo decorrido, poderá consultar a resposta há alguns anos atrás. Se se tratar de uma hesitação entre a forma do verbo haver e outras palavras com som idêntico ou semelhante (ex.: à, a), poderá consultar as respostas há muito tempo/a muito tempo ou à ou há?.



Gostaria de saber das regras para o uso adequado da palavra se.
Para empregar correctamente a palavra se, é necessário analisar e perceber a diferença entre duas classificações, a de conjunção subordinativa (em 1) e a de pronome pessoal átono (em 2).

1 Como conjunção, a palavra se surge para ligar frases subordinadas e pode ter vários valores, que se podem resumir basicamente em:
1.1 Conjunção subordinativa condicional, para indicar uma condição ou uma hipótese (ex.: Só podem brincar na rua se não chover; Se chegares atrasado, a responsabilidade é tua).
1.2 Conjunção subordinativa integrante, para iniciar frases interrogativas indirectas (ex. Perguntou se aquilo era verdade).

2 Como pronome pessoal, a palavra se pode corresponder a quatro tipos de estruturas diferentes, estando sempre acompanhada de um verbo (antes ou depois).
2.1 Pronome pessoal átono reflexo, para indicar o complemento directo quando a acção do sujeito recai sobre ele próprio (ex.: Vestiu-se rapidamente.).
2.2 Pronome pessoal átono recíproco, para indicar o complemento directo sobre o qual recai uma acção mutuamente realizada e sofrida por um sujeito plural ou complexo (ex.: Cumprimentaram-se respeitosamente.).
2.3 Pronome pessoal átono que desempenha a função de sujeito indefinido ou indeterminado, com um valor próximo de a gente ou alguém (ex.: -se esse livro com muita facilidade).
2.4 Pronome pessoal átono apassivante, com um valor próximo de uma frase passiva (ex.: Arrenda-se loja no centro).

Sobre esta questão, e porque a palavra se é frequentemente confundida, na ortografia, com a terminação do pretérito imperfeito do conjuntivo, por favor consulte também outra dúvida relacionada em pretérito imperfeito do conjuntivo e presente do indicativo seguido de -se.


Ver todas