PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

perladas

perlado | adj.

Que tem a cor ou aparência da pérola (ex.: tom perlado)....


perlífero | adj.

Em que há pérolas (ex.: ostra perlífera)....


perolado | adj.

Que tem a cor ou aparência da pérola....


perla | n. f.

O mesmo que pérola....


perlite | n. f.

Rocha vulcânica à base de sílica, de textura vítrea, cor branca e aspecto granuloso, com grande capacidade de retenção de água....


perlar | v. tr.

Dar forma ou cor de pérola a; perolizar....


Ave passeriforme (Rhipidura perlata) da família dos ripidurídeos....


barbaças-perlado | n. m. 2 núm.

Ave (Trachyphonus margaritatus) da família dos libiídeos....


Ave passeriforme (Alcurus tympanistrigus) da família dos picnonotídeos....


Ave passeriforme (Megastictus margaritatus) da família dos tamnofilídeos....


Ave (Francolinus pintadeanus) da família dos fasianídeos....


Ave de rapina (Glaucidium perlatum) da família dos estrigídeos....


Insecto nevróptero (Hemerobius perla)....


Ave passeriforme (Margarornis squamiger) da família dos furnariídeos....




Dúvidas linguísticas



Os nomes próprios têm plural: ex. A Maria, as Marias?
Os nomes próprios de pessoa, ou antropónimos, também podem ser flexionados no plural, designando várias pessoas com o mesmo prenome (No ginásio há duas Marias e quatro Antónios) ou aspectos diferentes de uma mesma pessoa/personalidade (Não sei qual dos Joões prefiro: o João aventureiro que começou a empresa do zero, e que vestia calças de ganga, ou o João empresário de sucesso, que só veste roupa de marca).
Os nomes próprios usados como sobrenome podem igualmente ser flexionados no plural. Neste caso, convergem duas práticas: a mais antiga, atestada no romance Os Maias de Eça de Queirós, pluraliza artigo e nome próprio (A casa dos Silvas foi vendida) e a mais actual pluraliza apenas o artigo (Convidei os Silva para jantar).




Qual o superlativo absoluto sintético do adjectivo maníaco?
Como é referido na resposta superlativos eruditos, o grau superlativo absoluto sintético é geralmente formado pela adjunção do sufixo -íssimo ao adjectivo. Em alguns casos, são necessárias as devidas adequações ortográficas para manter as características fonéticas do adjectivo no grau normal. Por analogia com outros adjectivos terminados em -aco (ex.: fraco - fraquíssimo; velhaco - velhaquíssimo), o superlativo absoluto sintético de maníaco parece ser maniaquíssimo. Os adjectivos terminados em -aco, tal como os terminados em -eco (ex.: seco - sequíssimo), formam este superlativo com adequação ortográfica para manter o som /k/ da sílaba final (é de referir que as formas consideradas irregulares advêm da existência de um superlativo latino como, por exemplo, opaco - opacíssimo). Os adjectivos terminados em -ico formam este superlativo geralmente sem manutenção do som /k/ da sílaba final (ex.: público - publicíssimo), embora, por vezes, haja manutenção desse som (ex.: simpático - simpatiquíssimo - simpaticíssimo).

Ver todas