PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

pelicano

pelicanídeo | adj. | n. m. pl.

Relativo ou semelhante ao pelicano....


pelicano | n. m.

Género de aves palmípedes aquáticas de grande porte, com bico forte, dotado de uma bolsa dilatável na mandíbula inferior....


esteganópodes | n. m. pl.

Ordem de aves que tem por tipo o pelicano....


totipalmas | n. f. pl.

Grupo de aves palmípedes a que pertence o pelicano....


pelecaniforme | adj. 2 g. | n. m. | n. m. pl.

Relativo aos pelecaniformes....


pelecanídeo | adj. | n. m. | n. m. pl.

Relativo aos pelecanídeos....


Ave (Pelecanus erythrorhynchos) da família dos pelecanídeos....


Ave (Pelecanus onocrotalus) da família dos pelecanídeos....


Ave (Pelecanus rufescens) da família dos pelecanídeos....


Ave (Pelecanus crispus) da família dos pelecanídeos....


Ave (Pelecanus occidentalis) da família dos pelecanídeos....


Ave (Pelecanus thagus) da família dos pelecanídeos....


Ave (Pelecanus rufescens) da família dos pelecanídeos....


Ave (Pelecanus onocrotalus) da família dos pelecanídeos....




Dúvidas linguísticas



Tenho informações de que a palavra adequar é verbo defectivo e portanto, dizer "eu adequo" estaria errado por não existir esta conjugação.
Nem sempre há consenso entre os gramáticos quanto à defectividade de um dado verbo. É o que acontece no presente caso: o Dicionário Aurélio Eletrônico, por exemplo, regista o verbo adequar como defectivo, conjugando-o apenas parcialmente, enquanto o Dicionário Eletrônico Houaiss conjuga o verbo em todas as suas formas. A este respeito convém talvez transcrever o que diz Rebelo Gonçalves (que conjuga igualmente o referido verbo em todas as formas) no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (1966: p. xxx):

"3. Indicando a conjugação de verbos defectivos, incluímos nela, donde a onde, formas que teoricamente podem suprir as que a esses verbos normalmente faltam. Critério defensável, parece-nos, porque não custa admitir, em certos casos, que esta ou aquela forma, hipotética hoje, venha a ser real amanhã; e, desde que bem estruturada, serve de antecipado remédio a possíveis inexactidões."

A defectividade verbal ocorre geralmente por razões de pronúncia (por exemplo, para não permitir sequências sonoras estranhas ou desagradáveis ao ouvido dos falantes como *coloro em “Eu coloro com tinta verde.” [leia-se: “Eu estou a colorir com tinta verde” / “Eu estou colorindo com tinta verde”]) ou por razões de significado (nem sempre a ideia transmitida pelo verbo é passível de ser expressa por todas as pessoas gramaticais). No entanto, convém ter em mente, como afirma Rebelo Gonçalves, que o termo (no caso, uma forma verbal) que hoje não passa de uma hipótese, futuramente poderá ser uma realidade.

No caso em análise, será correcta uma frase como "eu adequo a minha linguagem ao público a que me dirijo".




Tenho alguma dificuldade em confirmar qual a forma correcta da(s) palavra(s) cofinanciar (cofinanciamento) ou co-financiar (co-financiamento).
Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o prefixo co- obriga em geral à utilização do hífen, independentemente da palavra que precede. Assim, deverá escrever co-financiar e co-financiamento.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1990, estas palavras deixam de ter hífen: cofinanciar e cofinanciamento.


Ver todas