PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

patola

patola | n. f.

Tecido de seda da Índia....


patola | n. f.

Planta cucurbitácea da Índia....


patola | n. f.

Pata ou pé grande....


patola | adj. 2 g. n. 2 g.

Que ou quem tem dificuldades no raciocínio ou é considerado demasiado ingénuo....


patolar | v. tr.

Agarrar alguém pela gola da camisa ou do casaco, geralmente para agredir ou intimidar....


ganso-patola | n. m.

Ave pelicaniforme (Morus bassanus), da família dos sulídeos, de plumagem branca, com a ponta das asas negra, bico comprido, azulado, ligeiramente curvado na ponta e olhos azul-claros....


Ave da família dos sulídeos (Sula nebouxii), de asas compridas, pontiagudas e castanhas, peito branco e patas de um azul-turquesa intenso, encontrada em algumas ilhas e zonas costeiras tropicais do Oceano Pacífico....



Dúvidas linguísticas



Peço desculpa pelo incómodo, mas já pesquisei em centenas de sítios e não descobri o que pretendo. Vocês sabem qual a palavra para quinhentos equivalente a centésimo para cem?
O numeral correspondente a uma posição 500 (numeral ordinal) ou a uma das 500 partes de um todo (numeral fraccionário) é quingentésimo, como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Quero usar Mundo Afora como nome de uma agência de viagens e intercâmbio. Nesse caso, afora tem sentido de exclusão? Esse nome será um erro?
Não há qualquer motivo para considerar errada a designação mundo afora. A palavra afora tem o significado ‘para fora ou pelo exterior’ (ex.: atirou a roupa pela janela afora) ou ‘através de uma extensão ou duração’ (ex.: decidiu viajar pelo mundo afora; pela vida afora conheceu muitos países). Afora só terá sentido de exclusão, sendo sinónimo de excepto, quando usado como preposição (ex.: não convidou ninguém para a festa afora os familiares).

Ver todas