PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

níquel

Relativo a, semelhante a ou que contém laterite (ex.: cobertura laterítica; material laterítico; níquel laterítico; solo laterítico)....


melonite | n. f.

Telureto de níquel natural....


nicolite | n. f.

O mesmo que niquelina....


niquelação | n. f.

Operação de niquelar ou de revestir com uma camada que contém níquel....


alfenide | n. m.

Liga de cobre, níquel, zinco e ferro....


milherite | n. f.

Sulfato de níquel mineral....


niquelagem | n. f.

Operação de niquelar ou de revestir com uma camada que contém níquel....


niquelina | n. f.

Principal minério do níquel....


nicromo | n. m.

Liga de níquel, cromo e ferro, utilizada em resistores eléctricos....


constantan | n. m.

Liga de cobre e níquel (em geral 40 %), cuja resistência eléctrica é praticamente independente da temperatura....


caça-níqueis | adj. 2 g. 2 núm. n. m. 2 núm.

Diz-se de ou aparelho destinado a jogos de azar, que originalmente exigia a introdução de uma moeda para funcionar (ex.: máquina caça-níqueis; o casino tem roletas, bacarás caça-níqueis)....


caça-níquel | adj. 2 g. n. m.

Diz-se de ou aparelho destinado a jogos de azar, que originalmente exigia a introdução de uma moeda para funcionar (ex.: máquina caça-níquel; gastou muito dinheiro no caça-níquel)....


cuproníquel | n. m.

Liga de cobre e níquel (ex.: moeda cunhada em cuproníquel)....



Dúvidas linguísticas



Por que NATO e não OTAN?
Não há nenhum motivo linguístico para preferir a sigla NATO (nome oficial da organização e sigla de North Atlantic Treaty Organization) à sigla OTAN (de Organização do Tratado do Atlântico Norte). A designação OTAN não é geralmente utilizada nos meios de comunicação social, razão pela qual a forma NATO se deve ter tornado a mais vulgarizada. O facto de ser um acrónimo fácil de pronunciar também poderá ter ajudado a que NATO seja a forma mais divulgada.

Por essa mesma razão, o acrónimo ONU (Organização das Nações Unidas) foi preferido em relação ao acrónimo inglês UN (sigla oficial da organização United Nations), uma vez que esta sigla não permite a sua pronúncia como uma palavra de formação regular no português.




Devo dizer em Porto Moniz ou no Porto Moniz (Porto Moniz é um município)?
Como poderá verificar na resposta topónimos com e sem artigos, esta questão não pode ter uma resposta peremptória, pois as poucas e vagas regras enunciadas por alguns prontuários têm muitos contra-exemplos.

No caso de Porto Moniz, este topónimo madeirense enquadra-se na regra que defende que não se usa geralmente o artigo com os nomes das cidades, localidades e ilhas, regra que tem, contudo, muitas excepções. Nesse caso, seria mais indicado em Porto Moniz.

Por outro lado, não pode ser ignorado o facto de os falantes madeirenses geralmente colocarem artigo neste caso (no Porto Moniz, mas também no Porto da Cruz ou no Porto Santo, outros dois casos em que o mesmo problema se coloca). Do ponto de vista lógico, e uma vez que a regras das gramáticas são vagas, este pode ser o melhor critério para decidir utilizar o artigo com este topónimo.

Pelos motivos acima apontados, pode afirmar-se que nenhuma das duas opções está incorrecta, uma (em Porto Moniz) seguindo as indicações vagas e pouco fundamentadas de algumas gramáticas, outra (no Porto Moniz) podendo ser justificada pelo facto de os habitantes da própria localidade utilizarem o artigo antes do topónimo e também pelo facto de a palavra Porto ter origem num nome comum a que se junta uma outra denominação (no caso, o antropónimo Moniz que, segundo José Pedro Machado, no Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, corresponde a “um dos mais antigos povoadores da ilha”).


Ver todas