PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

nortenha

nortenho | adj. | n. m.

Relativo ou pertencente ao Norte, em especial ao Norte de Portugal....


Ave de rapina (Accipiter gentilis) da família dos accipitrídeos....


Ave passeriforme (Cardinalis cardinalis) da família dos cardinalídeos....


Ave passeriforme (Saxicola rubetra) da família dos muscicapídeos....


Ave passeriforme (Ailuroedus jobiensis) da família dos ptilonorinquídeos....


Ave passeriforme (Mimus polyglottos) da família dos mimídeos....


Ave passeriforme (Platyrinchus cancrominus) da família dos tiranídeos....


Ave passeriforme (Zimmerius minimus) da família dos tiranídeos....


Ave passeriforme (Myadestes townsendi) da família dos turdídeos....


Ave passeriforme (Myadestes townsendi) da família dos turdídeos....


Ave passeriforme (Camptostoma imberbe) da família dos tiranídeos....


aracuã-nortenho | n. f. ou m.

Ave galiforme (Ortalis vetula) da família dos cracídeos....


Ave passeriforme (Oncostoma cinereigulare) da família dos tiranídeos....


Ave passeriforme (Sylvietta brachyura) da família dos macrosfenídeos....



Dúvidas linguísticas



A frase Oh mãe, venha cá depressa! está incorrecta?
Como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a interjeição oh é usada para exprimir alegria, espanto, dor, repugnância ou para reforçar outro tipo de sentimento, pelo que, na frase que refere, o uso dessa interjeição não é adequado. Nestes casos, deverá ser usado o determinante apelativo ó, que antecede geralmente substantivos, pronomes pessoais ou possessivos e funciona com valor de vocativo, pois introduz interpelações ou chamamentos. Assim, a frase correcta será: Ó mãe, venha cá depressa!



Deparei-me com um problema linguístico ao qual não sei dar resposta. Como se deve escrever: semi sombra, semisombra, semi-sombra ou semissombra?
A grafia correcta é semi-sombra, se estiver a utilizar a ortografia segundo o Acordo Ortográfico de 1945, isto é, anterior ao Acordo Ortográfico de 1990. Segundo o Acordo de 1945, na base XXIX, e segundo o Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves, o prefixo semi- só se escreve com hífen quando a palavra que se lhe segue começa por h (ex.: semi-homem), i (ex.: semi-inconsciente), r (ex.: semi-racional) ou s (ex.: semi-selvagem). Já o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, acrescenta que este prefixo é grafado com hífen sempre que a palavra que se lhe segue começa por qualquer vogal. Daí a divergência na escrita entre a norma portuguesa (ex.: semiaberto, semiesfera, semioficial, semiuncial) e a norma brasileira (ex.: semi-aberto, semi-esfera, semi-oficial, semi-uncial).

Se, porém, estiver a utilizar a grafia segundo o Acordo Ortográfico de 1990, a grafia correcta é semissombra. Segundo este acordo, na sua Base XVI, não se emprega o hífen "nas formações em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s, devendo estas consoantes duplicar-se" (ex.: semirracional, semissegredo). Ainda segundo esta mesma base, deixa de haver divergência entre a norma portuguesa e a brasileira, pois apenas deverá ser usado o hífen quando a palavra seguinte começa por h (ex.: semi-histórico) ou pela mesma vogal em que termina o prefixo (ex.: semi-internato) e não quando se trata de vogal diferente (ex.: semiautomático).


Ver todas