PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

nhôs

nhô-chico | n. m.

Modalidade do fandango brasileiro....


nhonhô | n. m.

Forma de tratamento dos escravos para com os senhores ou dos serviçais para com as crianças do sexo masculino....


nhô | n. m.

Forma de tratamento dos escravos para com os senhores ou dos serviçais para com as crianças do sexo masculino....


lenhoso | adj.

Da natureza, aspecto ou consistência da madeira....


Diz-se de um ácido que se obtém pela destilação da madeira....


sublenhoso | adj.

Que tem caule lenhoso na parte inferior, junto à base ou raiz (ex.: planta sublenhosa)....


azinhoso | adj.

Muito povoado de azinheiros....


castanhoso | adj.

Que tem castanhas ou castanheiros....


desdenhoso | adj.

Cheio de desdém; sobranceiro; esquivo....


engenhoso | adj. | n. m.

Que revela ou em que há engenho....


ganhoso | adj.

Que só pensa em ganhos....



Dúvidas linguísticas



O correto é um par de meia ou um par de meias ?
Entre outras acepções, o substantivo masculino par designa uma “peça de vestuário ou utensílio composto de duas partes iguais”, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Assim sendo, este substantivo funciona como uma espécie de colectivo e, tal como não é correcto dizer *um conjunto de pessoa (o asterisco indica agramaticalidade), também não é correcto dizer *um par de meia, mas sim um par de meias, um par de calças, um par de sapatos, etc. Sobre a hesitação relativamente ao uso do plural, consulte, por favor, a resposta óculos.



Vi a definição de ideal e constava "conjunto imaginário de perfeições que não podem ter realização completa". Queria confirmar com vocês, no caso, se o verbo "poder" não deveria conjugar com "conjunto"? Desta forma, seria "o conjunto não pode" ao invés de "o conjunto não podem". Ou existe a possibilidade de se concordar com "perfeições"? Me soa como o mesmo caso de conjugar "a maioria", em que também o verbo vai para o singular.
A definição referida ("conjunto imaginário de perfeições que não podem ter realização completa") não é uma frase completa. O pronome relativo "que", refere-se a "perfeições" e não ao "conjunto", isto é, são as "perfeições que não podem ter realização completa" e não o "conjunto". Seria, no entanto, possível e correcta outra formulação, se o foco estivesse no "conjunto [...] que não pode ter realização completa", mas cremos que, neste caso, a definição teve intenção de se focar nas "perfeições que não podem ter realização".
Note-se que as definições de dicionário geralmente não têm frases completas, nem verbo principal. Como se trata da definição de um nome ou substantivo, a definição é um grupo nominal, Se integrarmos este grupo nominal numa frase completa, o verbo principal concordará preferencialmente com o núcleo do sintagma nominal (ex.: [o conjunto imaginário de [perfeições que não podem ter realização completa]] pode ser chamado de ideal). Nesse caso, seria um caso de concordâncias em frases com dois núcleos nominais, ligados normalmente por preposição, assunto sobre o qual poderá consultar a resposta à dúvida concordâncias com grupos nominais de estrutura complexa.


Ver todas