PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

ludo-

ludo- | elem. de comp.

Exprime a noção de jogo ou divertimento (ex.: ludoteca)....


ludoterapia | n. f.

Tratamento baseado em jogos e divertimentos, geralmente para patologias mentais....


ludo | n. m.

Jogo; desporto; luta de atletas....


ludologia | n. f.

Área de conhecimento que se dedica ao estudo e ao desenvolvimento de jogos....


ludólogo | n. m.

Especialista em ludologia ou no estudo e desenvolvimento de jogos....


ludopédio | n. m.

Desporto em que 22 jogadores, divididos em dois campos, se esforçam por introduzir uma bola na baliza do campo adversário, sem intervenção das mãos, durante uma partida dividida em dois meios tempos durante 45 minutos cada um....


Conteúdo transmitido pelos média, sobretudo no domínio televisivo, que combina informação com entretenimento....


ludoteca | n. f.

Local onde existe uma colecção de jogos, livros e discos para utilização dos seus visitantes (ou consumidores)....


ludomania | n. f.

Impulso patológico para jogar....


ludopatia | n. f.

Impulso patológico, geralmente irresistível, para o joge, geralmente em relação a jogos de azar....


ludopata | n. 2 g.

Pessoa que sofre de ludopatia, impulso patológico para o jogo....



Dúvidas linguísticas



Escreve-se interdisciplinaridade ou interdisciplinariedade? Também tenho dúvidas se devo escrever pré-estabelecidas ou preestabelecidas.
A forma correcta é interdisciplinaridade, como poderá confirmar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Esta palavra resulta da aposição do prefixo inter- ao substantivo disciplinaridade, que, por sua vez, deriva da junção do sufixo -idade ao adjectivo disciplinar. A terminação -iedade não é um sufixo produtivo em português, pelo que a forma *interdisciplinariedade não se considera bem formada; as palavras terminadas em -iedade resultam normalmente da aposição do sufixo -edade a um adjectivo com a terminação átona -io (ex.: arbitrário > arbitrariedade; solidário > solidariedade) ou derivam directamente do latim (ex.: propriedade < latim proprietatis; variedade < latim varietatis).

Os dicionários de língua portuguesa registam as formas preestabelecer e preestabelecido, sem hífen, pois na sua formação está presente o prefixo pre-, com o qual nunca se usa hífen para fazer a separação do elemento posterior (ex.: prealegar, predefinição, preexistente). Este prefixo está relacionado com o sufixo pré-, que, segundo o Acordo Ortográfico, na base XXIX, exige sempre a utilização do hífen por se tratar de um prefixo com acentuação gráfica (ex.: pré-escolar, pré-histórico, pré-molar).




Seguindo o raciocínio das construções andar-andante, crer-crente, ouvir-ouvinte, propor-proponente, desejo saber se a palavra exercente (de exercer) está correta. Não a encontrei no dicionário.
Apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, a palavra exercente encontra-se bem formada a partir da adjunção do sufixo -ente, que expressa as noções de “estado”, “qualidade” ou “relação”, ao verbo exercer. Se realizar uma pesquisa num motor de busca da Internet, poderá verificar que esta palavra é muito utilizada em áreas como o Direito, quer como adjectivo (ex.: empresa exercente de uma actividade) quer como substantivo (ex.: o exercente do mandato), com o significado “que ou aquele que exerce (algo)”.

Ver todas