PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

ingestão

Ingestão de alimentos superior ao necessário; excesso de alimentação....


hiperfagia | n. f.

Ingestão excessiva de alimentos ou aumento exagerado de apetite....


carnivorismo | n. m.

Regime alimentar baseado na ingestão de carne....


morfina | n. f.

Principal alcalóide do ópio, analgésico e soporífero, como os seus derivados (heroína). [A morfina emprega-se em terapêutica por ingestão ou por injecção; o seu abuso conduz a uma grave intoxicação.]...


oligoposia | n. f.

Diminuição da sede ou ingestão insuficiente de líquidos....


Ingestão de alimentos superior ao necessário; excesso de alimentação....


Ingestão de alimentos superior ao necessário; excesso de alimentação....


Ingestão de alimentos superior ao necessário; excesso de alimentação....


urofagia | n. f.

Ingestão de urina....


latirismo | n. m.

Intoxicação provocada pela ingestão dos frutos de alguns látiros....


crudivorismo | n. m.

Regime alimentar baseado na ingestão de alimentos não cozinhados, geralmente de origem vegetal....


amargante | adj. 2 g. | n. m.

Substância que dá sabor amargo a medicamento ou produto químico (ex.: o raticida contém amargante para impedir a ingestão acidental por crianças ou adultos)....


Cada uma das partículas microscópicas de uma substância que está dispersa no ar (ex.: os aerodispersóides penetram no organismo através das vias respiratórias, através da pele ou por ingestão)....


ingestão | n. f.

Acto de ingerir, de introduzir no estômago....


frutivorismo | n. m.

Regime alimentar baseado na ingestão de frutos....


frugivorismo | n. m.

Regime alimentar baseado na ingestão de frutos....


coprófago | adj. n. m.

Que ou quem tem uma tendência patológica para a ingestão de fezes....


urófago | adj. n. m.

Que ou quem pratica a ingestão de urina....


crudivorista | adj. 2 g. | adj. 2 g. n. 2 g.

Que ou quem defende ou pratica uma dieta alimentar que consiste na ingestão de alimentos, geralmente de origem vegetal, não cozinhados....



Dúvidas linguísticas



Como se designa algo que escraviza? Os termos escravizante e escravizador não aparecem no dicionário.
Nenhum dicionário regista de modo exaustivo o léxico de uma língua e o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP) não é excepção. Apesar de não se encontrarem registadas no DPLP, as palavras escravizador e escravizante podem ser encontradas noutros dicionários de língua portuguesa com o significado “que escraviza”.

Estas duas palavras são formadas com dois dos sufixos mais produtivos do português (-ante e -dor), pelo que é sempre possível formar correctamente novas palavras com estes sufixos (normalmente a partir de verbos) que não se encontram registadas em nenhum dicionário.




Colibri diz-se: Culibri? ou Colibri (com o som do -o- aberto)? Li que a sílaba acentuada é a última? Sendo aguda, que som tem a sílaba Co-? E porquê, ou seja qual é a regra para a pronunciação desta palavra?
Na questão colocada, está em causa a qualidade da vogal de uma sílaba átona, e não a sua acentuação (a palavra é sempre acentuada na última sílaba: colibri).

A letra o pode corresponder ao som [o], como em avô ou dor, ao som [ɔ], como em avó ou corda, ou ao som [u], como em comida ou carro.

No português europeu, como regra geral (com muitas excepções), as vogais que não pertencem a uma sílaba tónica são elevadas. Por exemplo, no caso da vogal o das palavras corda e cordão, o som [ɔ] (vogal mais baixa) da palavra corda (com acento tónico em cor) passa a pronunciar-se [u] (vogal mais alta) em cordão pois a sílaba tónica passou a ser a última cordão. Esta regra geral pode aplicar-se a colibri (como a sílaba tónica é bri, a sílaba co- pode pronunciar-se [ku]), mas no caso desta palavra, há informação lexical, isto é, relativa à própria palavra e não às regras mais gerais da língua, que faz com que, por motivos etimológicos ou outros, a maioria dos falantes pronuncie [kɔ]libri. Esta é então também a pronúncia registada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia da Ciências/Verbo e, posteriormente, no Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora.


Ver todas