PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

fiduciário

alienação | n. f.

Acto ou efeito de alienar ou de se alienar....


fiduciário | adj. | n. m.

Que depende da confiança ou da reputação e não do seu valor material (ex.: moeda fiduciária; títulos fiduciários)....


fiduciante | n. 2 g.

Devedor cujo bem é propriedade de outrem, o fiduciário, até ao pagamento da dívida....


moeda | n. f.

Meio pelo qual são efectuadas transacções monetárias....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se esta sentença está correta: Há um tempo atrás.
Se a dúvida se relacionar com o uso de atrás com o verbo haver a indicar tempo decorrido, poderá consultar a resposta há alguns anos atrás. Se se tratar de uma hesitação entre a forma do verbo haver e outras palavras com som idêntico ou semelhante (ex.: à, a), poderá consultar as respostas há muito tempo/a muito tempo ou à ou há?.



Por que NATO e não OTAN?
Não há nenhum motivo linguístico para preferir a sigla NATO (nome oficial da organização e sigla de North Atlantic Treaty Organization) à sigla OTAN (de Organização do Tratado do Atlântico Norte). A designação OTAN não é geralmente utilizada nos meios de comunicação social, razão pela qual a forma NATO se deve ter tornado a mais vulgarizada. O facto de ser um acrónimo fácil de pronunciar também poderá ter ajudado a que NATO seja a forma mais divulgada.

Por essa mesma razão, o acrónimo ONU (Organização das Nações Unidas) foi preferido em relação ao acrónimo inglês UN (sigla oficial da organização United Nations), uma vez que esta sigla não permite a sua pronúncia como uma palavra de formação regular no português.


Ver todas