PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

escamosa

ictiose | n. f.

Doença cutânea em que a pele se torna escamosa....


teiídeo | adj. | n. m. | n. m. pl.

Relativo aos teiídeos....


ermo | n. m.

Crosta escamosa que se forma na cabeça das crianças....


pitiríase | n. f.

Doença cutânea caracterizada por pequenas manchas escamosas e rosadas....


pitaia | n. f.

Fruto dessas plantas, geralmente comestível, de casca escamosa avermelhada, rosada ou amarelada e polpa esbranquiçada ou avermelhada, com pequenas sementes....


pitaya | n. f.

Fruto dessas plantas, geralmente comestível, de casca escamosa avermelhada, rosada ou amarelada e polpa esbranquiçada ou avermelhada, com pequenas sementes....


opossum | n. m.

Designação dada a vários pequenos marsupiais da família dos delfiídeos, encontrados na América, do tamanho de um gato, com focinho pontiagudo, orelhas nuas e comprida cauda escamosa....


ritidoma | n. m.

Conjunto das camadas externas de tecidos mortos dos caules e das raízes das árvores (ex.: a cortiça é o ritidoma do sobreiro e a corcódea o ritidoma do pinheiro; ritidoma escamoso; ritidoma liso)....


folidoto | adj.

Que tem escamas ou está coberto de escamas....


lodícula | n. f.

Cada uma das duas brácteas escamosas que correspondem ao perianto da flor das gramíneas....


escamoso | adj.

Que está coberto de escamas....


cone | n. m.

Fruto de sementes nuas em massas cónicas, cobertas por brácteas escamosas e duras (como o do pinheiro)....


Ave (Callipepla squamata) da família dos odontoforídeos....


Ave (Callipepla squamata) da família dos odontoforídeos....


Ave (Trichoglossus chlorolepidotus) da família dos psitaculídeos....



Dúvidas linguísticas



Por vezes somos abordados desta forma: Deseja um café? Sim senhora, trago-lhe já. Sendo eu um indivíduo do sexo masculino, qual é a resposta correcta para esta questão e quais os erros que estão em causa?
As palavras senhor ou senhora são usadas como formas de tratamento de cortesia em relação a alguém a quem nos dirigimos. Assim, devem concordar em género e número com o destinatário da mensagem (ex.: As senhoras desejam chá? [sendo o destinatário feminino plural]; O senhor dá-me licença? [sendo o destinatário masculino singular]).

Na frase em questão na sua dúvida, trata-se de uma resposta dada coloquialmente (ex.: sim, senhora, trago-lhe já; não, senhores, não podem fazer isso), mas que mantém a forma de tratamento e deve obedecer à concordância lógica com o destinatário, pelo que a frase deverá ser, com um destinatário do sexo masculino, Sim, senhor, trago-lhe já.




Peço auxílio para a composição de palavras com prefixos gregos e latinos. Quando são em justaposição e quando são em aglutinação? Minha dúvida neste momento é com a palavra intra + esclerótico.
A existência ou não de hífen depois de prefixos gregos e latinos é difícil de sistematizar em poucas linhas, pois isso difere consoante os prefixos (há até divergências ligeiras entre a norma europeia e a norma brasileira do português, por serem diferentes as obras de maior referência neste aspecto).

No caso de intra- (este caso aplica-se também aos prefixos contra-, extra-, infra-, supra- e ultra-), de acordo com a Base XXIX do Acordo Ortográfico de 1945, deve usar-se hífen antes de palavras iniciadas por vogal (ex.: intra-arterial, intra-ocular), h (ex.: intra-hepático), r (ex.: intra-raquidiano) ou s (ex.: intra-sinovial). Assim sendo, deve escrever-se intra-esclerótico segundo o Acordo Ortográfico de 1945, para o português de Portugal, ou o Formulário Ortográfico de 1943, para o português do Brasil.

Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, e segundo a Base XVI, o prefixo intra- (assim como todos os prefixos ou elementos prefixais com o mesmo contexto ortográfico, isto é, terminados na letra a) deve aglutinar-se sempre com o elemento seguinte (ex.: intraocular), excepto se este começar por a (ex.: intra-arterial) ou h (ex.: intra-hepático). No caso de o elemento seguinte começar por r ou s, essas consoantes devem ser dobradas (ex.: intrarraquidiano, intrassinovial). Assim sendo, deve escrever-se intraesclerótico segundo o Acordo Ortográfico de 1990.


Ver todas