PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

dissecção

anatomia | n. f.

Arte de dissecar as partes dos corpos organizados para lhes estudar a estrutura....


biotomia | n. f.

Dissecção ou corte num ser vivo....


linfotomia | n. f.

Dissecção dos vasos linfáticos....


citodiérese | n. f.

Divisão do citoplasma no processo de divisão celular....


diérese | n. f.

Separação dos tecidos orgânicos cuja contiguidade pode ser nociva....


Divisão do citoplasma no processo de divisão celular....


glossotomia | n. f.

Dissecção ou amputação da língua....


laringotomia | n. f.

Dissecção da laringe, ou corte para dela se extrair um corpo estranho....


miotomia | n. f.

Dissecção dos músculos....


ototomia | n. f.

Dissecção do ouvido....



Dúvidas linguísticas



Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.



Gostaria que me esclarecessem acerca da leitura da palavra austero. Na 2ª sílaba dever-se-á ler como uma vogal aberta ou fechada? Ainda que a palavra em questão não contenha qualquer acento, qual a forma de leitura: áustero ou austéro?
O adjectivo austero é uma palavra grave, isto é, tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (austero) e a pronúncia da vogal desta sílaba deverá ser e aberto (idêntico ao e da palavra ). Se esta palavra fosse esdrúxula, isto é, acentuada na antepenúltima sílaba, teria de apresentar acento gráfico (*áustero; o asterisco indica incorrecção ortográfica), como todas as palavras esdrúxulas do português (ex.: antídoto, cálice, cómico, técnico, telúrico).

Ver todas