PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

dinamitação

dinamite | n. f.

Explosivo formado de nitroglicerina e areia....


Éster nítrico da glicerina, líquido oleoso, amarelado. (É um explosivo poderoso que entra na composição da dinamite.)...


dinamitista | adj. 2 g. n. 2 g.

Que ou a pessoa que fabrica ou faz uso de dinamite....


himalaíte | n. f.

Explosivo poderoso, análogo à dinamite, desenvolvido por Manuel António Gomes (1868-1933), padre e cientista português conhecido como Padre Himalaia....


dinamitar | v. tr.

Destruir ou explodir por meio de dinamite (ex.: dinamitaram a ponte em ruínas)....


Que dinamita (ex.: carga dinamitadora; texto dinamitador)....




Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se existe hífen nas seguintes palavras: área-meio, procuradoria-geral, coordenação-geral, coordenador-geral, procurador-geral-adjunto?
À excepção de procuradoria-geral, nenhuma das outras palavras que menciona tem registo nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. No entanto, o adjectivo geral liga-se com frequência por hífen ao substantivo quando este designa cargo ou organismo. A formação de palavras pela hifenização de dois substantivos, como é o caso de área-meio, também é frequente. Neste caso, o substantivo meio funciona como determinante do substantivo área.



Gostaria de saber se se pode distinguir a palavra 'garnisé' em garniso (masc) e garnisa (fem.) A dúvida prende-se quanto à forma de distinguir quanto ao género.
A palavra garnisé, para além de adjectivo uniforme (ex.: galo garnisé, galinha garnisé), pode também ser usada como substantivo comum de dois (possui uma mesma forma para os dois géneros), flexionando apenas em número (ex.: tinha algumas garnisés na capoeira; o garnisé cantou) e não apresentando, portanto, as flexões de género que refere. Neste tipo de substantivos, o feminino ou o masculino é indicado pelos determinantes com que coocorrem (nos exemplos acima, algumas e o), que flexionam em género, consoante o sexo do referente.

Ver todas