PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

cromossómico

cariotipagem | n. f.

Análise cromossómica para determinar os cariótipos (ex.: diagnóstico por cariotipagem)....


monossomia | n. f.

Anomalia cromossómica caracterizada pela existência de apenas uma cópia de determinado cromossoma ou pela falta de uma parte de um cromossoma....


triplóide | adj. 2 g. n. 2 g.

Que ou o que possui três grupos cromossómicos....


Relativo aos cromossomas (ex.: anomalia cromossomática)....


Relativo a cromossoma (ex.: anomalia cromossómica; grupo cromossómico)....


mosaicismo | n. m.

Condição do organismo em que há células com informação genética diferente, proveniente do mesmo zigoto (ex.: mosaicismo celular; mosaicismo cromossómico)....


-plóide | elem. de comp.

Exprime a noção de grupo cromossómico (ex.: poliploide)....


síndrome | n. f.

Conjunto de sinais e sintomas que caracterizam uma doença....



Dúvidas linguísticas



Quando se estuda a nomenclatura das substâncias químicas orgânicas, usam-se os prefixos et-, met-, prop- e but- para definir ou restringir certas características de tais substâncias. De onde vieram esses prefixos? Seriam latinos? Quais seriam os significados originais ou literais deles?
Os elementos de composição prefixais que refere resultam de reduções de palavras, normalmente de origem grega, mas frequentemente com influência latina.

But- é redução de butírico, que por sua vez deriva do grego boúturon, "manteiga", através do latim butyrum, como outras palavras que contêm o elemento butir-. Et- é redução de éter, que tem origem no grego aithêr "céu", pelo latim aether. Met- é redução de metilo, que tem origem no grego méthu, “vinho” e em húle,”madeira”. Em relação a prop-, trata-se de uma redução de propiónico, derivado do grego pró, "diante de", "antes" e de píon "gordo".


Ver todas