PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

camaroneses

camaronês | adj. | n. m.

Relativo ou pertencente aos Camarões, país africano....


camaronense | adj. 2 g. n. 2 g.

O mesmo que camaronês....


Ave passeriforme (Arizelocichla montana) da família dos picnonotídeos....


Ave (Columba sjostedti) da família dos columbídeos....


Ave passeriforme (Geokichla camaronensis) da família dos turdídeos....


Ave passeriforme (Psalidoprocne fuliginosa) da família dos hirundinídeos....


Ave (Streptopelia hypopyrrha) da família dos columbídeos....


Ave passeriforme (Vidua camerunensis) da família dos viduídeos....


Ave passeriforme (Zosterops melanocephalus) da família dos zosteropídeos....


Ave passeriforme (Zosterops melanocephalus) da família dos zosteropídeos....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual é a maior palavra da língua portuguesa.
As línguas vivas são capazes de produzir, sem limitações, palavras novas. Não é muito normal haver palavras excessivamente longas, mas elas também acontecem, principalmente com neologismos. Quando pertinente, essas palavras são registadas por dicionários e outras obras de referência que as atestam. Aparentemente (isto é falível), a maior palavra registada num dicionário de português é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, no Dicionário Houaiss. Este adjectivo é relativo a uma doença pulmonar chamada pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. A produtividade da língua é demonstrada no facto de este adjectivo, como outros, poder potencialmente formar um advérbio de modo em -mente, cuja forma seria ainda maior do que aquela registada naquele dicionário: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconioticamente.



Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.

Ver todas