PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

cabecinha

Cuja cabeça ou focinho se prolonga em bico....


almarado | adj.

De cabeça pelada em várias partes....


ancípite | adj. 2 g.

Que tem duas faces ou cabeças....


Diz-se dos crustáceos que têm a cabeça separada do tórax....


Que tem cabeleira branca (falando-se de cometas)....


bicéfalo | adj.

Que tem duas cabeças (ex.: monstro bicéfalo)....


Diz-se do cavalo que tem esbranquiçadas as ventas e a parte inferior da cabeça....


bocalvo | adj.

Diz-se do touro que tem o focinho branco (sendo escura a cabeça)....


cabisbaixo | adj.

Que traz a cabeça baixa, inclinada....


cefalóide | adj. 2 g.

Que tem forma de cabeça....


Relativo à cabeça e à raque (ex.: líquido cefalorraquidiano)....


cotilóide | adj. 2 g.

Diz-se da cavidade em que se articula a cabeça do fémur....



Dúvidas linguísticas



Apesar de ter lido as várias respostas sobre o assunto, ainda me restam duas dúvidas quanto ao hífen: carbo-hidrato ou carboidrato? Uma vez que contra-ataque tem hífen, o correto é escrever contra-indicação em vez de contraindicação?
A aposição prefixal de elementos de composição de palavras começadas por h suscita geralmente dúvidas, devido ao facto de as regras para a manutenção ou elisão do h não serem coerentes nem inequívocas.

Se com alguns elementos de formação o h se mantém (sempre antecedido de hífen, como em anti-higiénico, co-herdeiro ou sobre-humano), com outros, como é o caso de carbo-, a remoção do h é permitida. Sendo assim, e seguindo os critérios da tradição lexicográfica, deverá grafar-se carboidrato e não carbo-hidrato.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por vogal, h, r ou s (ex.: contra-argumento, contra-indicação, contra-harmónico, contra-reforma, contra-senha).

Com a aplicação do novo Acordo Ortográfico de 1990 (ver base II e base XVI), o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por h ou por a, a mesma vogal em que termina (ex.: contra-harmónico, contra-argumento), aglutinando-se nos restantes casos, havendo duplicação da consoante quando o elemento seguinte começa por r ou s (ex.: contraindicação, contrarreforma, contrassenha).




O antônimo de infiltrar não seria exfiltrar? Exfiltrar existe?
Os prefixos ex- e in- não possuem necessariamente sentidos opostos: o antónimo de extenso não é intenso, por exemplo.

Quanto ao vocábulo exfiltrar, este não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. O termo surge, no entanto, em algumas páginas de Internet, talvez influência do inglês exfiltrate da gíria militar, de uso recente, porque também ainda não surge em muitos dicionários de língua inglesa. De acordo com um dicionário on-line, o Infoplease Dictionary, o verbo exfiltrate (= exfiltrar) significa em inglês "escapar de uma área sob controlo inimigo".


Ver todas