PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

adensarias

adensamento | n. m.

Acto ou efeito de adensar (ex.: adensamento urbano)....


adensar | v. tr., intr. e pron. | v. tr. e pron.

Tornar ou tornar-se denso ou mais denso....


obstipar | v. tr.

Produzir obstipação em....


rarear | v. tr. e intr.

Tornar ou ficar mais raro ou menos denso....


desadensar | v. tr. e pron.

Tornar ou ficar menos denso (ex.: a emigração desadensou a aldeia; o mistério não se desadensou)....




Dúvidas linguísticas



Existe na língua portuguesa "dativo de interesse" tal como existe em castelhano?
Em português, o pronome de interesse é de uso bastante frequente, sobretudo num nível de linguagem mais coloquial. Em frases como come-me a sopa ou tu não me sejas bisbilhoteiro, o dativo de interesse, ou dativo ético, tem função meramente expressiva ou enfática. Este tipo de construção indica que a pessoa que fala está claramente interessada na exortação que faz ou na realização do seu desejo ou da sua vontade.



Gostaria de saber se a utilização do verbo "comer" como substantivo, em vez do mais comum "comida" pode ser considerada correcta, por exemplo nas seguintes expressões: "o comer está óptimo" ou "vou preparar o comer"
Não há nenhuma incorrecção nas frases o comer está óptimo ou vou preparar o comer, mas o substantivo comer é por vezes considerado como sendo próprio de um registo de língua informal.

Este tipo de derivação por mudança de categoria gramatical sem alteração da forma (neste caso obtém-se um substantivo a partir de um verbo) denomina-se conversão ou derivação imprópria (por não ter a junção de afixos) e é muito usual na língua (ex.: o saber não ocupa lugar, achava interessante o falar do ancião).


Ver todas