PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

-tecnia

-tecnia | elem. de comp.

Exprime a noção de técnica (ex.: mecanotecnia)....


cinotecnia | n. f.

Conjunto dos estudos, conhecimentos e técnicas ligados à criação e treino de cães, sobretudo para o desempenho de tarefas especializadas, como missões de salvamento....


logotécnica | n. f.

Estudo da significação e emprego das palavras....


grafotecnia | n. f.

Estudo de textos, manuscritos ou não, para verificar a sua autenticidade ou autoria....


enotecnia | n. f.

Conjunto de conhecimentos relativos ao vinho e à vinificação....


hialotecnia | n. f.

Arte de trabalhar em vidro ou fabricar em vidro....


orictotecnia | n. f.

Estudo dos meios com que se podem procurar os minerais....


Conjunto de técnicas para aperfeiçoamento e desenvolvimento das faculdades humanas, adaptando-as às necessidades e exigências da vida....


bibliotecnia | n. f.

Conjunto dos conhecimentos técnicos relativos à parte material do livro e à sua produção: papel, formatos, encadernação, etc....


biotecnia | n. f.

Arte de utilizar os animais e os vegetais....


Tratado ou estudo de electricidade, seus efeitos e aplicações....


zimotecnia | n. f.

Arte ou técnica de produzir e de cuidar da fermentação....


zootecnia | n. f.

Arte que trata da criação e multiplicação dos animais domésticos....



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre o uso do acento grave (chamamos de crase aqui no Brasil). Um amigo me disse que pode-se escrever à favor, alegando que é opcional o uso da crase em locuções adverbiais. Ele está correto?
A crase à é uma contracção da preposição a com o artigo definido feminino a. Para haver o uso desta crase, é necessário que haja um substantivo feminino a seguir que justifique o uso do artigo definido feminino (ex.: estava à frente = estava a[PREP]+a[ART] frente; foi à caça = foi a[PREP]+a[ART] caça). Não poderá usar a crase numa expressão como a favor, pois favor é um substantivo masculino e nunca poderia ser antecedido do artigo definido feminino a. Em alguns casos poderá haver uso de crase antes de substantivos masculinos, mas apenas em situações muito específicas, em que se pode subentender locuções como moda de ou maneira de (ex.: coelho à [maneira do] caçador).
Sobre este assunto, poderá também consultar outras respostas em regência verbal e nominal, graças a deus e crase em intervalo temporal.




Tenho alguma dificuldade em confirmar qual a forma correcta da(s) palavra(s) cofinanciar (cofinanciamento) ou co-financiar (co-financiamento).
Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o prefixo co- obriga em geral à utilização do hífen, independentemente da palavra que precede. Assim, deverá escrever co-financiar e co-financiamento.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1990, estas palavras deixam de ter hífen: cofinanciar e cofinanciamento.


Ver todas