PT
BR
Pesquisar
Definições



pergaminhos

A forma pergaminhospode ser[nome masculino plural] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pergaminhopergaminho
( per·ga·mi·nho

per·ga·mi·nho

)
Imagem

Documento escrito nessa pele.


nome masculino

1. Pele de carneiro, cabra, ovelha ou cordeiro preparada com alúmen para nela se escrever, para fazer encadernações ou para forrar livros.

2. Documento escrito nessa pele.Imagem

pergaminhos


nome masculino plural

3. [Figurado] [Figurado] Foros ou títulos de fidalguia. = ARMINHOS

4. [Figurado] [Figurado] Diplomas ou qualificações, geralmente encarados com superioridade.

etimologiaOrigem etimológica:latim tardio pergaminum, do latim pergamenus, -a, -um, relativo a Pérgamo [cidade da Ásia Menor].

pergaminhospergaminhos

Auxiliares de tradução

Traduzir "pergaminhos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.



Agradeço o favor de me explicarem qual a origem do termo "reguila".
O termo reguila, usado como adjectivo (ex: nunca vi menina tão reguila) ou como substantivo (ex.: a turma dos reguilas portou-se muito bem na viagem de estudo), designa um indivíduo de temperamento irrequieto, traquinas ou difícil, aplicando-se especialmente a crianças. A origem do termo não é clara, podendo tratar-se de uma forma variante de reguinga, a qual, por sua vez, pode ser uma derivação regressiva de reguingar, termo também de origem obscura.