PT
BR
Pesquisar
Definições



penacho

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
penachopenacho
( pe·na·cho

pe·na·cho

)
Imagem

ArquitecturaArquiteturaArquitetura

Porção triangular da abóbada que permite um dispositivo construtivo para sustentar a volta de uma cúpula circular ou elíptica sobre uma base quadrada ou rectangular.


nome masculino

1. [Ornitologia] [Ornitologia] Conjunto de penas levantadas na cabeça de algumas aves. = CRISTA, POUPA, TOPETE

2. Enfeite de penas que se põe no chapéu, no capacete, na cabeça dos cavalos, etc. = PLUMEIRO

3. Molho de penas ou rolo de lã com que se limpam por dentro certos instrumentos, etc.

4. Qualquer objecto em forma de penacho.

5. Vaidade, presunção, soberba.

6. Gala, ostentação, jactância.

7. Poder, mando.

8. Prémio.

9. [Arquitectura] [Arquitetura] [Arquitetura] Porção triangular da abóbada que permite um dispositivo construtivo para sustentar a volta de uma cúpula circular ou elíptica sobre uma base quadrada ou rectangular.Imagem = PENDENTE, PENDÍCULO

10. [Popular] [Popular] Cálice de vinho.

etimologiaOrigem etimológica: italiano pennacchio.
penachopenacho

Auxiliares de tradução

Traduzir "penacho" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Deve-se escrever colete em seda vermelha ou colete em seda vermelho?
As duas possibilidades estão correctas; na primeira o adjectivo vermelho qualifica e concorda com o substantivo feminino seda, enquanto na segunda qualifica e concorda com o substantivo masculino colete.



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).