PT
BR
Pesquisar
Definições



penacho

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
penachopenacho
( pe·na·cho

pe·na·cho

)
Imagem

ArquitecturaArquiteturaArquitetura

Porção triangular da abóbada que permite um dispositivo construtivo para sustentar a volta de uma cúpula circular ou elíptica sobre uma base quadrada ou rectangular.


nome masculino

1. [Ornitologia] [Ornitologia] Conjunto de penas levantadas na cabeça de algumas aves. = CRISTA, POUPA, TOPETE

2. Enfeite de penas que se põe no chapéu, no capacete, na cabeça dos cavalos, etc. = PLUMEIRO

3. Molho de penas ou rolo de lã com que se limpam por dentro certos instrumentos, etc.

4. Qualquer objecto em forma de penacho.

5. Vaidade, presunção, soberba.

6. Gala, ostentação, jactância.

7. Poder, mando.

8. Prémio.

9. [Arquitectura] [Arquitetura] [Arquitetura] Porção triangular da abóbada que permite um dispositivo construtivo para sustentar a volta de uma cúpula circular ou elíptica sobre uma base quadrada ou rectangular.Imagem = PENDENTE, PENDÍCULO

10. [Popular] [Popular] Cálice de vinho.

etimologiaOrigem etimológica:italiano pennacchio.

penachopenacho

Auxiliares de tradução

Traduzir "penacho" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




Gostaria de saber se a utilização do verbo "comer" como substantivo, em vez do mais comum "comida" pode ser considerada correcta, por exemplo nas seguintes expressões: "o comer está óptimo" ou "vou preparar o comer"
Não há nenhuma incorrecção nas frases o comer está óptimo ou vou preparar o comer, mas o substantivo comer é por vezes considerado como sendo próprio de um registo de língua informal.

Este tipo de derivação por mudança de categoria gramatical sem alteração da forma (neste caso obtém-se um substantivo a partir de um verbo) denomina-se conversão ou derivação imprópria (por não ter a junção de afixos) e é muito usual na língua (ex.: o saber não ocupa lugar, achava interessante o falar do ancião).