PT
BR
Pesquisar
Definições



patronos

A forma patronosé [masculino plural de patronopatrono].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
patronopatrono
|ô| |ô|
( pa·tro·no

pa·tro·no

)


nome masculino

1. Padroeiro, protector, defensor, padrinho.

2. Personalidade que protege ou patrocina uma pessoa, grupo, organização ou evento.

3. Advogado, em relação ao seu cliente ou a um estagiário que está sob a sua orientação.

4. [História] [História] Na Roma antiga, o senhor (com relação aos libertos).


patrono oficioso

[Portugal] [Portugal] [Direito] [Direito]  Advogado nomeado pelo tribunal ou pela Ordem dos Advogados para representar alguém.

etimologiaOrigem etimológica: latim patronus, -i.
vistoPlural: patronos |ô|.
iconPlural: patronos |ô|.
patronospatronos

Auxiliares de tradução

Traduzir "patronos" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Seguindo o raciocínio das construções andar-andante, crer-crente, ouvir-ouvinte, propor-proponente, desejo saber se a palavra exercente (de exercer) está correta. Não a encontrei no dicionário.
Apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, a palavra exercente encontra-se bem formada a partir da adjunção do sufixo -ente, que expressa as noções de “estado”, “qualidade” ou “relação”, ao verbo exercer. Se realizar uma pesquisa num motor de busca da Internet, poderá verificar que esta palavra é muito utilizada em áreas como o Direito, quer como adjectivo (ex.: empresa exercente de uma actividade) quer como substantivo (ex.: o exercente do mandato), com o significado “que ou aquele que exerce (algo)”.



Gostaria de saber se a palavra conscientizar existe. Temos tido algum debate sobre isso porque, apesar de muito usada, não consta aqui no dicionário.
O verbo conscientizar encontra-se registado no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Este verbo é formado através da adjunção do sufixo -izar (que é muito produtivo na formação de verbos) ao adjectivo consciente, para obter o significado "tornar consciente" ou "fazer perceber". Este verbo é sinónimo de consciencializar, que, por sua vez, se forma pela adjunção do mesmo sufixo -izar ao adjectivo consciencial (adjectivo pouco usado, que designa aquilo que é relativo à consciência). Pesquisas em corpora e motores de busca na internet parecem indicar que o verbo conscientizar é mais usado no Brasil e que o verbo consciencializar é mais usado em Portugal.