PT
BR
Pesquisar
Definições



parênquimas

A forma parênquimasé [masculino plural de parênquimaparênquima].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
parênquimaparênquima
( pa·rên·qui·ma

pa·rên·qui·ma

)


nome masculino

1. [Anatomia] [Anatomia] Tecido constitutivo dos órgãos glandulosos, como o fígado, os pulmões ou os rins.

2. [Botânica] [Botânica] Polpa das folhas e dos frutos.

etimologiaOrigem etimológica:grego parégkhuma, -atos.

Auxiliares de tradução

Traduzir "parênquimas" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Na frase "Isto não lhe arrefece o ânimo", qual é o sujeito?
A frase que refere é apresentada na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, 14.ª ed., p. 126), como exemplo de uma frase em que um pronome demonstrativo (isto) tem função de sujeito. Há vários critérios para identificar o sujeito numa frase, nomeadamente critérios de concordância em número entre o sujeito e o verbo (o pronome isto implica, por exemplo, que o verbo esteja no singular).



Tenho, há algum tempo, uma "discussão" com uma amiga relativamente à palavra "espilro". Eu digo que esta palavra existe há muito, muito tempo, ao passo que a minha amiga diz que só passou a existir segundo o novo acordo ortográfico. Podem ajudar a esclarecer-nos?
Não encontrámos uma datação para a palavra espilro, mas esta palavra (e o verbo de que deriva regressivamente, espilrar), provém de uma epêntese em espirro (espirro > espilro) e não terá com certeza surgido como consequência do novo Acordo Ortográfico. Rebelo Gonçalves, no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra: Coimbra Editora, 1966) regista espilrar e espilro, afirmando que se trata de um registo popular. Idêntica informação é fornecida pelo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.