PT
BR
Pesquisar
Definições



papagaio-de-cabeça-castanha

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
papagaio-de-cabeça-castanhapapagaio-de-cabeça-castanha
( pa·pa·gai·o·-de·-ca·be·ça·-cas·ta·nha

pa·pa·gai·o·-de·-ca·be·ça·-cas·ta·nha

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave (Poicephalus fuscicollis) da família dos psitacídeos. = PAPAGAIO-DE-PESCOÇO-CASTANHO

etimologiaOrigem etimológica: papagaio + de + cabeça + castanha, feminino de castanho.
papagaio-de-cabeça-castanhapapagaio-de-cabeça-castanha

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




"Rastreabilidade" pode ou não ser usada em português correcto?
A palavra rastreabilidade (com o significado “qualidade do que é rastreável”), apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, apresenta uma formação correcta (de acordo com o paradigma -ável / -abilidade), pelo que o seu uso é possível. O adjectivo rastreável (de rastrear + sufixo -ável), apesar da sua formação correcta e da sua relativa frequência, apenas se encontra registado no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.