Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

orbicular

orbicularorbicular | adj. 2 g. | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

or·bi·cu·lar or·bi·cu·lar


(latim orbicularis, -e)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que tem forma de orbe. = CIRCULAR, ESFÉRICO, GLOBULAR

2. [Anatomia]   [Anatomia]  Que contorna alguma coisa.

nome masculino

3. Músculo que se situa à volta das pálpebras.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "orbicular" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

De la leche materna, junto con el orbicular (el que forma los labios) y otros músculos..

Em Luiz Martins

...- Asteraceae Medicago ciliaris - Fabaceae Medicago hispida - Fabaceae Medicago lupulina/alfalfa-lupulina - Asteraceae Medicago orbicularis/luzerna orbicular - Fabaceae Medicago polymorpha - Fabaceae Medicago scutellata/luzerna-escudelada - Fabaceae Medicago truncatula…

Em textosemprosa.blogs.sapo.pt

...- Asteraceae Medicago ciliaris - Fabaceae Medicago hispida - Fabaceae Medicago lupulina/alfalfa-lupulina - Asteraceae Medicago orbicularis/luzerna orbicular - Fabaceae Medicago polymorpha - Fabaceae Medicago scutellata/luzerna-escudelada - Fabaceae Medicago truncatula…

Em textosemprosa.blogs.sapo.pt

Raiz cilíndrica, descendente, parnchymatosa, com o centro medullar orbicular tendo uma estrelade 5 raios;;

Em Um amador da Natureza - 2

...using multiple approaches •Our results reveal that orb weavers are not monophyletic •Either the orbicular web evolved twice or its origin is ancestral •Potentially confounding factors in phylogenetics had...

Em Desafiando a Nomenklatura Científica
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como dizer correctamente: ...a área que mais lhe fascina ou ... a área que mais a fascina?
O verbo fascinar é tradicionalmente registado nos dicionários como transitivo directo, isto é, como um verbo que selecciona um complemento nominal obrigatório que não é introduzido por uma preposição (ex.: esta área fascinou o aluno), não sendo consideradas aceitáveis construções com um complemento indirecto, isto é, um complemento nominal obrigatório introduzido por uma preposição (ex.: *esta área fascinou ao aluno; o asterisco indica agramaticalidade). Quando há pronominalização dos complementos de terceira pessoa, o complemento directo corresponde aos pronomes pessoais o, a os, as e o complemento indirecto aos pronomes pessoais lhe, lhes. Assim, relativamente aos exemplos acima referidos, a pronominalização do complemento directo da frase esta área fascinou o aluno deve ser feita com o pronome o (esta área fascinou-o), pois trata-se de um complemento directo, e não com o pronome lhe (*esta área fascinou-lhe).

Em relação às frases apontadas na dúvida colocada, o caso é o mesmo. Deverá ser usada a construção a área que mais a fascina (equivalente a a área que mais fascina alguém) e não a construção *a área que mais lhe fascina (equivalente a *a área que mais fascina a alguém).




O verbo intervir conjuga-se da mesma forma que o verbo vir? Sendo assim, qual é o seu particípio passado (caso tenha)?
O verbo intervir conjuga-se como o verbo vir, com a particularidade de se grafar com acento agudo na segunda e terceira pessoas do presente do indicativo (intervéns, intervém); esta particularidade é comum a todos os outros verbos derivados de vir ou do verbo latino venire (são os casos, por exemplo, de advir, avir, convir, desconvir, devir, provir, sobrevir). O particípio passado destes verbos também segue o paradigma de vir/vindo, sendo então intervindo o particípio passado de intervir (ex.: tinha intervindo brilhantemente no debate). Poderá esclarecer esta e outras dúvidas de conjugação seguindo a hiperligação para o verbo intervir no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa e clicando em seguida na opção Conjugar que se encontra imediatamente acima da definição do verbo.
pub

Palavra do dia

o·ven·çal o·ven·çal


(ovença + -al)
nome masculino

1. [Antigo]   [Antigo]  Pessoa encarregada de uma despensa. = DESPENSEIRO, ECÓNOMO

2. [Antigo]   [Antigo]  Cobrador de rendas.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/orbicular [consultado em 19-10-2021]