PT
BR
    Definições



    opõe-te

    A forma opõe-tepode ser [segunda pessoa singular do imperativo de oporopor] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de oporopor].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    oporopor
    |ô| |ô|
    ( o·por

    o·por

    )
    Conjugação:irregular.
    Particípio:irregular.


    verbo transitivo

    1. Elevar contra.

    2. Pôr em frente.

    3. Pôr do outro lado.

    4. Colocar como obstáculo.

    5. Pôr (para formar contraste).

    6. Objectar.


    verbo pronominal

    7. Impedir, obstar.

    8. Ser contrário.

    9. Ser concorrente; ir a concurso (ex.: não preenche os requisitos para se opor ao concurso).

    etimologiaOrigem: latim oppono, -ere.

    Secção de palavras relacionadas

    Significado de oporSignificado de opor

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "opõe-te" para: Espanhol Francês Inglês


    Dúvidas linguísticas


    Como se escreve? Eu não consigo deitar-me cedo. Eu não consigo me deitar cedo. Não consigo perceber se o não está associado ao primeiro ou segundo verbo, pois nos verbos reflexos na negativa os pronomes vêm antes do verbo.


    Encontrei uma resposta que passo a transcrever "Na frase Já passava das duas da manhã quando aquele grupo de jovens se encontraram perto do restaurante existe uma locução (aquele grupo de jovens) que corresponde a um sujeito da oração subordinada (quando aquele grupo de jovens se encontraram perto do restaurante) com uma estrutura complexa. Nesta locução, o núcleo do sintagma é grupo, e é com este substantivo que deve concordar o verbo encontrar. Desta forma, a frase correcta seria Já passava das duas da manhã quando aquele grupo de jovens se encontrou perto do restaurante."
    Sendo que a frase em questão foi retirada do Campeonato Nacional de Língua Portuguesa, e a frase completa é "Já passava das duas quando aquele grupo de jovens se encontraram perto da discoteca, aonde o Diogo os aguardava". Segundo a vossa resposta, dever-se-ia ter escrito "(...) aquele grupo de jovens se encontrou (...)". Mas se assim for, também seria de considerar "aonde o Diogo os aguardava", pois se consideramos que o sujeito é singular, não faz sentido dizer "os aguardava", mas sim "o aguardava". No entanto, não podemos considerar que existe concordância atractiva em que "deixamos o verbo no singular quando queremos destacar o conjunto como uma unidade. Levamos o verbo ao plural para evidenciarmos os vários elementos que compõem o todo." (Gramática do Português Contemporâneo Cunha/Cintra)? Agradeço elucidação se mantêm a vossa opinião, tendo a frase completa. Já agora, na frase utiliza-se "aonde Diogo os esperava". Não deveria ser "onde"?