Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

oitenta

oitentaoitenta | quant. num. card. 2 g. pl. | n. m. | n. m. pl.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

oi·ten·ta oi·ten·ta


(latim octoginta)
quantificador numeral cardinal de dois géneros plural
quantificador numeral cardinal de dois géneros plural

1. Oito vezes dez.

nome masculino

2. O número 80.

3. Octogésimo.


oitentas
nome masculino plural

4. Idade aproximada entre os 80 e os 89 anos (ex.: o professor já está nos oitentas).

Nota: forma os numerais cardinais entre 80 e 90 quando seguido da conjunção e e das unidades (ex.: oitenta e um; oitenta e dois).
pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Nos anos oitenta do século passado, a cidade de Manchester era pouco

Em O INDEFECTÍVEL

TUO COMEÇOU HÀ PERTO DE NOVENTA ANOS .... DÁ PARA ACREDITAR ? EU TERIA , TALVEZ 5 ANOS E MORAVA PERTO DA ÙNICA ESCOLA PARTICULAR PRIMÀRIA DA CIDADE : (ERA FREQUENTADA SÒ POR RAPAZES ) LEMBRAM-SE DO MANTRA DA MINHA MÃE ? " TU NÃO ÈS BONITA : ÈS SIMPÀTICA COMUNICATIVA ". AQUI PARA NÒS ACHO QUE SEMPRE FUI O QUE SOU " E UM…

Em Reencontros

Oitenta por cento dos passageiros eram cidadãos da Iugoslávia, a maioria albaneses étnicos, enquanto o...

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

F/O: " Oitenta ..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

019,94, (trezentos e oitenta e três mil, dezenove reais e noventa e quatro centavos), fruto do tesouro municipal..

Em www.blogdocolares.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


No seguinte exemplo, o pronome do complemento directo deve vir antes ou depois do verbo?
- Já fizeste o trabalho?
- Sim, acabei de o fazer. / Sim, acabei de fazê-lo.
- Não, ainda tenho de o fazer. / Não, ainda tenho de fazê-lo.
Nas frases indicadas, as locuções verbais acabar de fazer e ter de fazer correspondem a construções em que os verbos acabar e fazer, seguidos da preposição de, são verbos auxiliares. Em geral, em locuções verbais com verbos auxiliares ou semiauxiliares (excepto com os que formam tempos verbais compostos: ex.: tem lido, foi lido), o clítico é colocado depois do verbo principal (ex.: O livro é interessante e posso lê-lo em dois dias; Ele veio visitar-me esta semana), podendo haver, menos consensualmente, colocação do clítico depois do verbo auxiliar ou semiauxiliar (ex.: O livro é interessante e posso-o ler em dois dias; Ele veio-me visitar esta semana). No entanto, quando a construção do verbo auxiliar ou semiauxiliar inclui uma preposição, especialmente de ou por, o pronome clítico pode ocorrer antes ou depois do verbo auxiliar (ex. Sim, acabei de o fazer. / Sim, acabei de fazê-lo), mas não depois do verbo auxiliar (ex. *Sim, acabei-o de fazer; o asterisco indica agramaticalidade).
Esta reflexão aplica-se também à outra frase apresentada (Não, ainda tenho de o fazer. / Não, ainda tenho de fazê-lo), mas nesse caso será ainda possível a opção Não, ainda o tenho de fazer, pois o advérbio ainda tem a propriedade de atracção do clítico (ver os casos referidos nas alíneas a) a j) da resposta posição dos clíticos).




Monitorar ou monitorizar?
Os verbos monitorar e monitorizar são formações correctas a partir do substantivo monitor, a que se junta o sufixo verbal -ar ou -izar, e têm o mesmo significado, pelo que são sinónimos. A opção por um ou por outro cabe ao utilizador; no entanto, os dicionários que seguem a norma europeia da língua portuguesa parecem preferir a forma monitorizar, pois é esta a única forma que aparece registada no Grande Dicionário Língua Portuguesa (Porto Editora, 2004) ou no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Âncora Editora, 2001) e a edição portuguesa do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002) remete monitorar para monitorizar. Os dicionários que seguem a norma brasileira da língua portuguesa remetem geralmente monitorizar para monitorar, como é o caso da edição brasileira do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Objetiva, 2001) ou do Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (Positivo, 2004).
pub

Palavra do dia

pi·ca·ú pi·ca·ú


(origem duvidosa)
nome masculino

[Brasil]   [Brasil]   [Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação dada a várias aves da família dos columbídeos. = POMBA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/oitenta [consultado em 30-11-2022]